Aprender Magazine

Aprender Magazine nº2

A segunda edição da Aprender Magazine traz para a sua prateleira de conhecimento a aprendizagem informal e impulsiona o seu público a procurar saber mais sobre a temática. Na terminologia da política europeia de educação e formação profissional a aprendizagem informal aparece definida como aprendizagem resultante das atividades da vida quotidiana relacionadas com o trabalho, a família ou o lazer. Não se trata de uma aprendizagem organizada ou estruturada.

As escolas tradicionais e modelos de aprendizagem clássicos não morrerão, mas os tempos ditam que é preciso olharmos para a aprendizagem de uma forma ambivalente. Falámos com o presidente da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), Gonçalo Xufre, entidade que em Portugal reconhece, valida e certifica competências. Leia e saiba como funciona esta nova realidade.

A Aprender Magazine entrevistou uma das mais notáveis figuras no domínio da educação e ensino do nosso País, David Justino, e deixa-lhe aqui um retrato do País e ideias para o futuro.

“Perspetiva europeia sobre o reconhecimento da aprendizagem não-formal e informal” é o título de um dos artigos que não pode deixar de ler, assinado por Audrey Frith. diretora da EUCIS-LLL

O artigo “Quatro noções básicas sobre aprendizagem informal no trabalho”, desenvolvido pelo professor Saul Carliner, identifica quatro questões que os profissionais da educação precisam de ter em consideração quando promovem a aprendizagem informal.

Após o sucesso da primeira edição preparámos para si mais reportagens, entrevistas, notícias e artigos de opinião.

Bilhete de Identidade: Aprender Magazine

A Aprender Magazine é uma revista sobre Formação e Desenvolvimento que é publicada bimestralmente. O seu objetivo é manter os leitores informados sobre todas as novidades do mundo da formação, nele se incluindo, exemplificativamente, a realidade das empresas e organizações de interesse público e privado, as Universidades, Escolas e Politécnicos, as pessoas singulares e todos os que se preocupem com a sua formação e desenvolvimento pessoal e profissional ao longo da vida. Os seus conteúdos cobrem as mais diversas temáticas desde as áreas técnicas, científicas e práticas do conhecimento, havendo também espaço para as opiniões, as notícias, as entrevistas, as novidades tecnológicas, a agenda nacional e internacional.

Na Aprender Magazine não há fronteiras para o conhecimento, sejam elas de que índole forem. O seu campo de atuação abrange a realidade nacional, europeia e internacional, procurando sempre as boas práticas, os bons exemplos, as boas ideias.

O seu objetivo é transpor fronteiras, a sua divulgação online permitir-lhe-á chegar a um número elevado de leitores, quer através do seu envio proactivo por parte da Tema Central, empresa editora, quer através do fácil acesso que qualquer pessoa pode experimentar, através do portal RHOnline, da Newsletter diária RHOnline News, das redes sociais entre outros.

A Tema Central fará chegar a Aprender Magazine aos seus 12.600 assinantes da RHOnline News, ou seja, um público especialmente interessado nos temas da formação e desenvolvimento. Além disso, será distribuída e partilhada nas redes sociais pela própria editora, que garantira 12.300 contactos e também pelos seus leitores que terão a possibilidade de o fazer autonomamente.

O facto de ser uma edição online permite que a interatividade com o leitor se faça de forma fácil e rápida e, por isso, sejam potenciadas as facilidades que as tecnologias nos oferecem, como por exemplo, complementar a leitura de um artigo com a possibilidade de ver um vídeo, de aceder a um site nele referido, de comprar um livro ou um gadget, comprar uma formação, um curso ou mesmo inscrever-se num workshop referenciado. Além disso, pode ainda aceder a documentos técnicos e científicos.

Esta interatividade online pode ser complementada com a possibilidade dos leitores imprimirem os artigos que mais gostaram, a revista na sua totalidade ou, simplesmente, optarem por partilhar os conteúdos nas redes sociais ou através de e-mail, tudo diretamente a partir da edição online.

A tecnologia pode levar-nos muito longe é certo, mas o papel é ainda um suporte que permite chegar a outros públicos. Por essa razão, a Aprender Magazine, ainda em 2015, terá uma das suas edições encartada na revista Pessoal e na revista Visão. Com esta distribuição complementar é possível cobrir o restante público-alvo da publicação, chegando aos 75.000 leitores.

A Aprender Magazine é a revista que fala para quem quer aprender e onde o conhecimento não tem fronteiras.

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – janeiro/fevereiro n.º 177

    O mercado de trabalho, hoje em dia, é global, instável e acelerado, o que exige aos profissionais de todos os setores uma preocupação constante com o desenvolvimento das suas competências, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida. No contexto de revolução digital que atravessamos, os Recursos Humanos e a sua formação assumem-se, também, como…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv