Aprender Magazine

Aprender Magazine n.º4

e-Learning, os seus impactos na qualidade da aprendizagem e nos papéis do educador e do aluno, é o tema forte da edição. A abordagem traça um perfil evolutivo do fenómeno no mundo, especialmente em Portugal e no Brasil, entrevendo algumas tendências futuras.

Num artigo que aborda o legado da Europa para a iniciativa do e-Learning, Alexia Samuel, ex-membro da European Commission – DG Employment, Social Affairs and Inclusion, afirma que, apesar do impacto de projetos como o European Schoolnet, que ajuda 31 Ministérios da Educação a melhorar o uso das tecnologias, os progressos têm sido “extremamente lentos”, dizendo que “não fomos apenas mal sucedidos em levar as crianças do novo milénio a abraçar uma nova era, arriscamo-nos ainda a perder mais uma geração no fosso digital”.

Nesta quarta edição da Aprender Magazine, estão também em destaque a Universidade Prosegur, plataforma de formação criada para fazer face à dispersão geográfica da prestação de serviços e dos Recursos Humanos; o programa de ação e-Learning criado pela Universidade de Lisboa em 2010 com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências dos docentes e investigadores no domínio da utilização das tecnologias digitais em atividades de ensino.

Paralelamente às crónicas, reportagens e sugestões de cursos de formação que são já habituais na Aprender Magazine, a revista apresenta as conclusões do estudo realizado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos que, partir de documentos da Eurydice (2013a) e da UNESCO (sd), aponta Portugal como um dos países europeus com maior carga horária escolar, sendo superado apenas  pela Holanda que, “com os mesmos 12 anos de escolaridade obrigatória, ocupa o primeiro lugar”.

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – janeiro/fevereiro n.º 177

    O mercado de trabalho, hoje em dia, é global, instável e acelerado, o que exige aos profissionais de todos os setores uma preocupação constante com o desenvolvimento das suas competências, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida. No contexto de revolução digital que atravessamos, os Recursos Humanos e a sua formação assumem-se, também, como…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv