PBS_GC2016_003
Artigos

A liderança do futuro é mais inovadora, criativa e humana

É esta uma das principais conclusões da mais recente edição da Porto Business School Grand Conferece 2016, que reuniu, no passado dia 2 de fevereiro, mais de 1000 líderes portugueses na Casa da Música do Porto e que contou com o Alto Patrocínio da Presidência da República.
Para fazer jus ao fascinante tema “Leading for Tomorrow and Beyond”, esta 6ª edição da Porto Business School Grand Conference contou com um reconhecido painel de oradores internacionais, cuja análise e reflexão em torno da liderança do futuro e do futuro da liderança foram determinantes para encarar o amanhã com mais confiança, acreditando que Portugal é um país pleno de oportunidades e características únicas a nível turístico, geográfico e humano, pronto para a ser potenciado por um novo estilo de liderança.
O primeiro a subir ao palco foi Frans Johansson, com o painel “Unpredictable World: The Art Of Seizing Opportunities”. O CEO da consultora de estratégia e inovação The Medici Group e autor dos best-sellers “The Medici Effect” e “The Click Moment” deslumbrou a audiência com a ideia de que, num mundo imprevisível, multicultural e em constante mutação, o segredo do sucesso e das melhores ideias de negócio assenta no cruzamento de diversas áreas de conhecimento. Para exemplificar o poder desta intersecção de temáticas improváveis, Johansson recordou o premiado projeto arquitetónico do centro comercial Eastgate Centre, no Zimbabué, que conseguiu construir um edifício sem ar condicionado e exposto a altas temperaturas durante o dia, inspirado na natureza, nomeadamente nas construções ventiladas das térmitas. O resultado? Um edifício sustentável e que poupa 90% de energia graças a uma força inteligente de combinar conhecimentos, técnicas, indústrias e equipas de trabalho improváveis – técnica aliás herdada do Renascimento e descrita por Franz como sendo o “Medici Effect”.
Saber aproveitar as oportunidades, gerir o inesperado, manter um propósito estratégico e nunca deixar de tentar foram outros importantes conselhos deixados por Frans Johansson na Porto Business School Grand Conference 2016.
Kevin Roberts, Chairman da Saatchi & Saatchi, uma das mais conceituadas agências criativas do mundo, e autor do best-seller “Lovemarks: o futuro além das marcas”, foi o segundo a subir ao palco, com o tema “Unparalleled: Leadership In The Age Of Now”. Habituado a trabalhar num inconstante mundo VUCA – Volatile, Uncertain, Complex and Ambiguous, Roberts partilhou com os presentes a importância das emoções, não só para envolver os consumidores com as marcas, mas também como elemento-chave de um novo estilo de liderança que conduz à ação e que ele próprio categoriza de “liderança criativa”, capaz de motivar e inspirar equipas e novos líderes.
De forma a enfrentar o agora Super VUCA – Vibrant, Unreal, Crazy and Astonishing mundo em que vivemos, Kevin Roberts enfatizou igualmente que “as ideias são a nova moeda desta geração”, que o storytelling deu lugar ao storysharing e que “a velocidade é o novo preto”, pelo que executar, aprender e corrigir com rapidez e eficácia na “era do agora” é obrigatório para se conseguir liderar com sucesso no futuro.
Kevin destacou ainda que os líderes portugueses têm de seguir o exemplo da Nova Zelândia, cujo lema é “To win the world from the edge”, e devem concentrar-se num sonho português otimista – afinal, Portugal é dono de um potencial imenso, sendo detentor do mais saboroso peixe, dos mais bonitos elétricos e do melhor pôr-do-sol do mundo.
Por último, Alain de Botton, o conhecido escritor, “filósofo da vida quotidiana” e fundador da “The School of Life”, fechou o painel de oradores com o enigmático tópico “Going Beyond: The Power Of Thinking And The New Models Of Learning”. Acreditando que o capitalismo está longe de ser um conceito esgotado no tempo, de Botton explicou à audiência como as emoções e a satisfação da felicidade humana e profissional são o futuro do que considera ser um novo conceito de capitalismo emergente, o “capitalismo psicológico” – o orador deu até como exemplo o Facebook, uma das mais bem-sucedidas empresas da atualidade e que assenta, nada mais, nada menos, do que na amizade, uma das mais bonitas e profundas relações humanas.
Para entenderem melhor as necessidades, as motivações e os desejos das suas equipas, dos seus clientes e dos seus consumidores, os líderes deverão aliar o conhecimento da filosofia, ao das finanças e ao da economia e da gestão, aconselha o autor de “How Proust Can Change Your Life”. Só assim será possível vencer num mundo movido por emoções e relações humanas e onde os modelos de negócio respondem de forma mais assertiva às necessidades psicossociais e relacionais descritas na conhecida Pirâmide de Maslow.
Depois de uma tarde inspiradora e voltada para a liderança do futuro, a Porto Business School Grand Conference encerrou esta 6ª edição com um espetacular momento musical. Em jeito de mensagem final para um amanhã liderado por mentes inspiradoras de novas legiões de líderes inovadores, criativos e mais humanos, sem medo de desafiar o desconhecido e sem medo de antecipar o futuro, foi escolhido “Changes”, tema do carismático David Bowie interpretado magistralmente por Henrique e Nuno Feist.

Texto: Bruna Pereira, WIN World
Fotografias: Pedro Granadeiro

Alguns dos momentos do evento:

PBS_GC2016_001 PBS_GC2016_002 PBS_GC2016_04 PBS_GC2016_005

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Aprender Magazine

  • Captura de ecrã 2017-10-11, às 01.21.50 Aprender Magazine – Diretório de Empresas de Formação

    Considerando que o mundo profissional está, hoje em dia, em constante mudança, é fundamental que os recém-diplomados e profissionais de todos os setores desenvolvam continuamente as suas competências, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida. Num mundo global fortemente concorrencial…

Revista Pessoal

  • Capa Pessoal Revista Pessoal – setembro/outubro nº 169

    Na edição mais recente da revista Pessoal damos destaque ao 50.º Encontro Nacional da APG – Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas, que se realiza já no próximo dia 16 de novembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. “Back to People: A Rutura de Paradigmas na Gestão das Pessoas” é o tema central do evento que ganha especial…

Sondagem/Quiz RH

Liderança e Amor terão alguma coisa em comum?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Colecção Find Out

RHtv