Artigos, Sabia que...

Há 37 893 novas empresas em Portugal

Nos primeiros dez meses de 2018, foram constituídas mais três mil e quatrocentas empresas do que em igual período do ano passado. No total, foram criadas 37 893 novas empresas em Portugal nos primeiros dez meses do ano, de acordo com os dados do Observatório Infotrust.

O número representa um aumento de 10,06% em relação às 34 428 empresas constituídas em período homólogo. Verificou-se igualmente um aumento em cerca de 20% de setembro para outubro deste ano.

Em termos de distritos, o maior número de novas empresas desde o inicio do ano são em Lisboa (com 12 854), Porto (com 6688) e Braga (com 2669). Pela negativa, destacam-se os distritos de Portalegre (com 201), Bragança (com 204) e Guarda (com 268).

Em termos de setores de atividade, de janeiro a outubro deste ano, o maior número de empresas criadas foi nos setores dos Serviços (com 10 686), Restauração e Turismo (com 4408) e Comércio e Retalho (4243).

Por fim, dados relativos a 2017, revelam que 2726 empresas estiveram em ações de insolvência, 482 recorreram ao PER, houve 14 476 que encerraram e 49 933 em ações judiciais.

O Observatório Infotrust disponibiliza a evolução diária do número de constituições registadas em território nacional, com segmentação geográfica e por setor de atividade, bem como as respetivas comparações com o exato período homólogo. São consideradas as entidades com processos judiciais no período indicado, com publicação no portal Citius do Ministério da Justiça. Os dados são atualizados diariamente e permitem, de forma prática e eficaz, aceder a toda a informação estatística sobre a dinâmica diária das constituições registadas em Portugal.

O Observatório Infotrust analisa a informação relativa a sociedades empresariais e outras entidades ativas, com sede em Portugal, com as naturezas Jurídicas de Sociedades Anónimas, Sociedades por Quotas, Sociedades Unipessoais, Entidades Públicas, Associações, Cooperativas e outras Sociedades. Não fazem parte desta análise os empresários em nome individual. Todas as entidades foram atualizadas com o CAE (Classificação Atividade Económica) Rev3., tendo sido também classificadas através da localização da sua sede, representando os 22 Distritos de Portugal. Os Setores de Atividade são um agrupamento criado pela Infotrust, com base na Tabela de CAE.

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – setembro/outubro n.º 175

    O tema de capa da mais recente edição da revista Pessoal dá conta de uma trilogia de peso na gestão de pessoas: apps, gaming e data. As práticas de gestão de Recursos Humanos desenvolvem-se em contextos onde ferramentas como gamification, data analytics e people management apps podem ser usadas para reforçar e gerir as competências…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv