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Assessment e Coaching, SST & Healthcare

Engagement marketing wellness

Imagine um colaborador que já está na empresa há vários anos, sempre teve um desempenho de excelência, e de repente começa a faltar, não cumpre prazos, não fala com os colegas. Vem a saber que ele está a passar por um processo de divórcio complicado, vai mudar de casa. Enquanto responsável pela gestão das suas pessoas, o que faz? Que soluções lhe oferece?
Mas dentro do universo da sua empresa, tem várias situações identificadas de colaboradores que estão a passar por situações de vida que alteram o seu estado emocional (adições, doenças oncológicas, luto, endividamentos, entre outras situações)? O que faz? Como os ajuda?
E os que estão a vivenciar momentos de grande felicidade, como por exemplo o nascimento de um filho, a organização de um casamento, o planeamento das férias? O que faz para estar presente? Para mostrar que a sua empresa é uma grande família, e que está lá, para todos os momentos?
Estas são algumas das situações reais que levam as empresas a investir no “Plano Trabalho Vida” da Albenture, pois deste modo colocam ao dispor dos seus colaboradores uma equipa multidisciplinar disponível “24x7x365”, com uma abordagem biopsicossocial para dar suporte aos seus colaboradores e seus familiares em todas as situações que necessitem da ajuda de um profissional. E muitas são as empresas que optam por incluir o “Programa Trabalho Vida” da Albenture no seu próprio programa de wellness, de modo a disponibilizarem um programa interno, mas com uma abrangência bastante alargada.
O retorno do investimento que as empresas têm ao disponibilizarem uma equipa fora da empresa, que trata dos assuntos que preocupam os seus colaboradores, que cuidam deles e das suas famílias, fá-los sentir pessoas e muito mais do que um número!
Existem situações em que apenas escutar o colaborador é suficiente para ele fazer uma mudança, quer seja na sua vida profissional, quer seja na sua vida pessoal.
Atualmente, e cada vez mais, as empresas investem em ações que aumentam a qualidade de vida e o bem-estar dos seus colaboradores, uma vez que programas que potenciam estas áreas trazem benefícios para os colaboradores, mas também para as empresas, sobretudo porque aumentam a produtividade das mesmas.
A empresa, ao investir em programas que aumentam a qualidade de vida e o bem-estar dos seus colaboradores, está a mostrar às suas pessoas que elas representam muito mais do que um número, de que se preocupa verdadeiramente com elas e com a sua família. Ao passar esta mensagem aos seus colaboradores, a empresa promove o engagement marketing, em que alguns dos seus benefícios são a atração e retenção de talentos.
Quem melhor do que os colaboradores para fazerem a divulgação da empresa em que trabalham como a melhor empresa para trabalhar?
Sabemos que o mercado de trabalho mudou, já não existem empregos para toda a vida, os millennialls são pessoas altamente qualificadas e exigentes que mudam facilmente de empresa. Então como reter estes colaboradores? Através de ferramentas que promovam um engagement eficaz.
As pessoas gostam de se sentir únicas, especiais, de saber que são escutadas, mas, sobretudo, de serem cuidadas em todas as áreas da sua vida.
Já não é suficiente a política de porta aberta, a entrega da fruta, as massagens, etc., é preciso mais, muito mais! É necessário estar presente na vida das nossas pessoas.
Ao implementar programas que potenciam a qualidade de vida e bem-estar, as empresas motivam os seus colaboradores, e, como vários estudos já demonstraram, a motivação está altamente correlacionada com os níveis de produção. Colaboradores motivados produzem mais! Inevitavelmente os níveis de stress baixam e o clima organizacional melhora.
Mas também faltam menos, ou seja, reduzem a taxa de absentismo, são mais felizes, vão trabalhar com o reconhecimento de que fazem parte de uma família, a família que está lá para o ajudar em tudo o que necessitar!

FOTO FILOMENA CHAINHO REVISTA PESSOALPor: Filomena Chainho, diretora da Albenture, psicóloga clinica e executive coach (ICF)

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