1
Assessment e Coaching, Formação & Desenvolvimento

Acelere o Processo de Mudança e Aumente a Agilidade na sua Organização

As organizações que pretendem estar no mercado daqui a dois anos necessitam de uma visão estratégica forte e de acelerar o seu processo de mudança. Necessitam de programas de gestão de mudança alinhados com a cultura organizacional.
Não basta desmaterializar, simplificar e otimizar processos de trabalho, se os mesmo não forem acompanhados por alinhamento da organização e das equipas face à sua estratégia. O mesmo se passa com as novas formas de gestão e de competências necessárias nas organizações, não basta desenvolve-las, as mesmas devem ser implementadas em equipas ágeis, de forma a que os processos de mudança possam ocorrer no tempo certo para as organizações serem competitivas no mercado.
Ter a competência da agilidade desenvolvida nas equipas é um ponto crucial para que o processo de mudança ocorra e tenha como base o conceito VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) onde atualmente os mercados se inserem. Uma organização que decida e que tenha uma agilidade célere, flexível e eficaz perante os desafios, e focada nos seus objetivos, é uma organização inovadora e competitiva no mercado.
Esta competência desenvolve-se internamente nas organizações através de técnicas e metodologias estratégicas adaptadas à cultura organizacional e às equipas que a constituem. O processo de desenvolvimento inicia-se logo na seleção e recrutamento da organização na procura de talentos que sejam proativos, que tragam inovação e sejam flexíveis. A utilização de tecnologia que permita a seleção de candidatos de acordo com o seu perfil comportamental permite auxiliar o processo de recrutamento e é fundamental.
Este desenvolvimento da competência da agilidade interna deverá ter continuidade, alinhando as equipas através de coaching estratégico e de formação contínua de softskills. As organizações devem continuamente aferir comportamentos, alinhar valores, mapear ameaças internas e externas, entre outros aspetos, de forma a terem equipas sempre ágeis e a atuarem rapidamente perante mudanças de mercado, ameaças e oportunidades competitivas.
Os programas de gestão de mudança permitem o desenvolvimento das pessoas na adaptação a novos contextos, a quebrar paradigmas e a desconstruir processos mentais que não se adequam mais à nova realidade das organizações. As técnicas de coaching estratégico utilizadas auxiliam todos estes processos, permitindo, de acordo com cada pessoa e equipa, acompanhar cada um num processo individual, coletivo e profissional, adaptando, recriando, envolvendo e transformando o profissional e a cultura da organização.
Para haver mudança e alinhamento, tem de haver um esforço de todos os que fazem parte da organização, e só depois deste esforço é que pode acontecer a mudança. Um processo de mudança interna de uma organização não passa só por mudar o exterior, a sala ou a imagem externa para o mercado, mas sim por quebrar hábitos e desenvolver as pessoas utilizando uma comunicação eficaz. Estes processos levam o seu tempo e dependem das pessoas e das organizações envolvidas.
O desenvolvimento de uma comunicação eficaz é necessário para o reforço e sucesso dos processos de mudança, para obter equipas motivadas e para reter colaboradores alinhados com a cultura da organização.
Pessoas ágeis fazem a mudança que pretende que ocorra na sua organização.

CarlaVazPaulo_foto_400_400Por: Carla Vaz Paulo, corporate coach da e-Estratégico

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Aprender Magazine

  • Captura de ecrã 2017-10-11, às 01.21.50 Aprender Magazine – Diretório de Empresas de Formação

    Considerando que o mundo profissional está, hoje em dia, em constante mudança, é fundamental que os recém-diplomados e profissionais de todos os setores desenvolvam continuamente as suas competências, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida. Num mundo global fortemente concorrencial…

Revista Pessoal

  • Capa Pessoal Revista Pessoal – setembro/outubro nº 169

    Na edição mais recente da revista Pessoal damos destaque ao 50.º Encontro Nacional da APG – Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas, que se realiza já no próximo dia 16 de novembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. “Back to People: A Rutura de Paradigmas na Gestão das Pessoas” é o tema central do evento que ganha especial…

Sondagem/Quiz RH

Liderança e Amor terão alguma coisa em comum?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Colecção Find Out

RHtv