Assessment e Coaching, Formação & Desenvolvimento

A importância de saber dizer Não!

Não, saber dizer não é um problema vulgar e aparentemente inofensivo, mas quando uma pessoa aceita pedidos que realmente não quer aceitar, só para não parecer antissocial, egoísta ou deixar de ser amado, isso gera mau-estar e frustração. Se quer viver bem, é fundamental que altere essa postura.
O ideal será encontrar um equilíbrio entre dizer não e dizer sim, para que não transmita a imagem de alguém egoísta e que ignora as necessidades dos outros.
Os direitos dos outros são tão importantes quanto os nossos próprios direitos, e por isso, é preciso tentar ser assertivo e determinar em que momentos devemos dizer que não e em que momentos devemos dizer que sim aos pedidos que nos fazem, ou seja, defender os nossos direitos, sem a intenção de magoar ninguém.

Por que é tão difícil dizer “não”? – São várias as razões para que dizer Não seja tão difícil !

  • Medo de perder oportunidades: quando ficamos com medo de dizer “não” a alguém, muitas vezes significa que estamos com medo de perder uma oportunidade presente ou futura, ou seja, receamos que isso nos feche portas.
  • Queremos sempre ajudar: somos pessoas boas e sabemos que “ajudar o próximo”, pode estar diretamente ligado ao nosso sucesso. Se alguém nos procura a pedir um favor ou tempo para fazer algo, queremos ser “fixes”, mesmo que estejamos já completamente assoberbados.
  • Medo de ser mal-educado: o “não” tem um poder negativo quando é dito, e se for dito da forma errada ficamos com medo de que ao dizer “não”, sejamos mal-educados com o próximo. Por isso, aceitamos um convite mesmo que sem vontade de o fazer.
  • Medo de prejudicar os relacionamentos: num relacionamento, seja familiar ou entre amigos, ficamos com medo de dizer “não” e acabar por prejudicar o relacionamento com a pessoa de quem tanto gostamos.
  • Medo da rejeição: na maioria das vezes a dificuldade em dizer “não” deve-se precisamente ao medo de sermos rejeitados. Algumas pessoas têm medo e não aguentam a ideia de alguém ou de um grupo não a aprovar.
  • Medo de conflitos: quando o chefe nos pede para fazer algo que vai sobrecarregar-nos, preferimos aceitar porque temos medo de um possível conflito. O resultado é trabalhar muitas vezes fora de horas, trazer trabalho para casa, e inevitavelmente mais stress.
  • Queremos ser bem vistos pelo grupo: acreditamos que ao dizer “sim” a tudo e a todos, seremos bem vistos pelos grupos em que participamos. Seja no trabalho, na família ou nas amizades, acreditamos que as pessoas que são mais prestativas são as mais “fixes” do grupo. Quando dizemos “não”, deixamos claro que os nossos interesses são mais importantes para nós do que os desejos dos outros, e isso culturalmente não é bem aceite.

Fica a dica! Mesmo que seja perfeito, nem todo a gente vai gostar de si. Tentar fazê-lo dessa forma é tarefa condenada ao fracasso e a forma mais fácil de deixar de lado as nossas próprias necessidades. Se não gosta de si e não se valoriza, ninguém o fará, muito menos, porque faz tudo o que lhe pedem. Dizer não, é ter pleno conhecimento dos seus limites e também das suas capacidades. Enfim, dizer não pode ser difícil, mas muitas vezes necessário, até porque quando dizemos “sim” aos outros, estamos a dizer não para nós próprios.

“O seu tempo é limitado, então não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa… Não deixe o ruído da opinião dos outros abafar a sua voz interior.” — Steve Jobs

 

 

Por: Andreia Barreira, life coach

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Aprender Magazine

Revista Pessoal

  • REVISTA PESSOAL – MAIO/JUNHO N.º 173

    A edição de maio/junho da revista Pessoal aponta o foco para o tema da atualidade: Privacidade, Proteção de Dados e Cibersegurança. Todos os dias surgem novas ameaças online cujo objetivo principal consiste no roubo ou usurpação de dados de empresas ou simplesmente afetar a sua atividade normal. Os criminosos informáticos são cada vez mais criativos…

Sondagem/Quiz RH

Liderança e Amor terão alguma coisa em comum?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Colecção Find Out

RHtv