Assessment e Coaching

O coaching, o computador e o burro

Quando se pensa na 4.ª revolução industrial, há um conjunto de conceitos que vêm associados: digitalização, robotização, internet das coisas, inteligência artificial. Quando se coloca a pergunta: que competências serão necessárias para (sobre)viver e prosperar nesse admirável mundo novo, aparece uma lista de habilidades técnicas: programador, data scientist, circuit designer, analista de sistemas, engenheiro de hardware, etc.
É como se o único papel dos humanos passasse a ser criar e manter as máquinas que mantêm o nosso mundo em funcionamento. A minha avó, alentejana arguta, não deixaria de dizer que isto é “ter o burro para carregar palha para dar de comer ao burro”.

Alvin Toffler, numa entrevista à ABC em 1998, defendeu que a sociedade do futuro continuará a precisar de competências relacionais, emocionais, afetivas. Nas suas palavras, “não se pode gerir a sociedade apenas com base em computadores”. Tratando-se do homem que escreveu A Terceira Vaga e O Choque do Futuro, e que lançou muitas ideias que hoje são realidade, dificilmente podemos acusá-lo de “retrogradismo” e contorná-lo.

Entrevistado por Toffler, o psicólogo Herbert Gerjuoy afirmou que “o iletrado do futuro não é aquele que não sabe ler; é o que não aprendeu a aprender”. E Alvin centrou nesta frase o seu entendimento da competência mais nuclear para lidar com o choque do futuro, com as suas mudanças demasiado rápidas, confusão social e processos de tomada de decisão ineficazes.

A competência mais importante para lidar com a era digital é a capacidade de aprender, desaprender e reaprender, incessantemente. Não só dominar o processo de aprendizagem, como dizia Gerjuoy, mas também saber como anulá-lo, reprogramá-lo, redirecioná-lo, e recomeçar em dimensões e formatos novéis. Conseguir começar de novo, sem o peso do passado, mas com o seu impulso.

Isto exige um entendimento do funcionamento do nosso cérebro que não é dado pela educação formal. Não do cérebro humano em geral, mas do “nosso” – de cada um – cérebro. O processo de aprendizagem é individual, mediado por crenças, emoções, paradigmas, competências, cognições que foram construídas ao longo de uma narrativa única, ela própria promotora ou dificultadora da assimilação. Por isso, o processo de (re)aprendizagem também tem de ser único.

É aqui que entra o coaching. Um processo de desafio de crenças, cognições, paradigmas, ideias feitas, pressupostos, com o objetivo de transformar alguém para melhor. Um bom coach será um parceiro de treino que ajuda a construir conhecimento. Mas também deve ser um desafiador que ajuda a destruir tudo o que dentro de nós inconscientemente nos bloqueia, mesmo que nos torne eficazes, conhecedores, competentes.
O coaching pode ser um processo de destruição criativa que nos liberta de quem fomos para podermos ser quem queremos ser. Põe nas nossas mãos o processo de aprender a ser, para que possamos aprender a saber o que precisamos. Alvin Toffler e a minha avó estariam de acordo que esta é a única maneira de não servirmos o burro que nos serve a nós na era digital.

 

 

Por: Ricardo Vargas, CEO da Consulting House

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – setembro/outubro n.º 175

    O tema de capa da mais recente edição da revista Pessoal dá conta de uma trilogia de peso na gestão de pessoas: apps, gaming e data. As práticas de gestão de Recursos Humanos desenvolvem-se em contextos onde ferramentas como gamification, data analytics e people management apps podem ser usadas para reforçar e gerir as competências…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv