Assessment e Coaching, Consultoria

Você é a sua Marca

Todas as pessoas têm a sua Marca Pessoal, mas nem todas a gerem de uma forma ativa, estruturada e com uma visão a médio/longo prazo.

A gestão da sua Marca Pessoal é essencial para explorar o seu potencial, maximizá-lo na sua carreira e desenvolver a sua expertise, liderança e diferenciação, criando impressões e reações positivas a seu favor.

Pode ser definida como o seu valor estrategicamente posicionado e direcionado, envolvendo todas as qualidades que o tornam único e apresentando-o ao mundo de uma forma coesa, acessível e valiosa, gerando resultados. Você cria, conduz e partilha a sua história ao mundo, quem é, o que faz, o que tem para oferecer com controlo total na mensagem e nos conteúdos, constrói a sua audiência e torna-se numa referência para o seu público.

Sabia que o seu sucesso depende muito do que os outros pensam de si? As perceções da sua audiência sobre si são determinantes para a imagem e credibilidade da sua Marca. Se você tem o poder de controlar a forma como os outros o veem porque não usá-lo?

Não importa em que fase da sua vida profissional está, se é trabalhador de uma empresa ou empreendedor. A gestão da sua Marca Pessoal vai ajudá-lo a alcançar o sucesso profissional e a tornar-se uma influência no seu segmento.

Se está a pensar em elevar a sua posição, mudar de função, empresa ou carreira, iniciar um desafio profissional, lançar o seu negócio próprio ou tornar-se um líder na sua indústria, o processo de gestão da Marca Pessoal é fundamental.

Ninguém é igual a si.

Num mercado cada vez mais competitivo, exigente e em constante mudança, para se destacar terá de ser muito bom naquilo que faz, acrescentar valor, ter visibilidade e apresentar resultados. O que tem para oferecer? Porque razão deverá ser procurado e lembrado? Como está a sua reputação? Como poderá ganhar destaque e notoriedade sendo você próprio? Porque deverão as outras pessoas segui-lo? Estas são algumas das questões para as quais encontramos respostas ao longo do processo. A gestão da Marca Pessoal é muito semelhante à gestão de uma Marca de produtos/serviços. Pense em si como um “produto”, com uma identidade própria, estilo, um “produto” entre outros “produtos” no mercado, com uma proposta de valor e algo para comunicar ao público, seja ele o seu chefe, colegas, clientes ou outro. E ninguém conhece melhor o seu “produto” do que você. Seja diferente e crie o seu próprio conceito. Não seja mais um no meio deste ruído. Não queira estar no “corredor” dos “comuns”. Não queira fazer o que já todos fazem. Agora é o momento. Tome as rédeas e assuma a direção da sua carreira. Comece onde está agora, com o que tem e continue a evoluir e crescer.

O processo de gestão da sua Marca Pessoal vai ajudá-lo a descobrir quem você é e o que pode ser, as suas características únicas e especiais, o que você tem de melhor, como comunicá-lo, quais as áreas que melhor domina, as perceções que os outros têm de si e a identificar o que há para melhorar para chegar onde deseja na sua carreira. Conhecer o mercado, a concorrência e o seu público-alvo são aspetos fundamentais para delinear uma boa proposta de valor com base na sua promessa e na sua autenticidade. Vai encontrar o seu espaço, destacar-se da “multidão”. Com uma estratégia de comunicação online e offline irá aumentar o alcance da sua mensagem e a sua visibilidade, ao mesmo tempo que cria uma conexão forte e orgânica com o seu público. Irá descobrir como fortalecer as suas conexões e conhecer pessoas diferentes, abrindo portas a novas oportunidades. Ganhará mais notoriedade, mais audiência e consequentemente mais resultados.

É um processo de longo prazo, em que a orientação externa representa um papel muito importante e que exigirá compromisso da sua parte.

Invista em si.

Este é um investimento na sua felicidade e uma forma de descobrir o que realmente gosta de fazer e não aquilo que os outros gostariam que você fizesse ou o que esperam de si. Ao longo da vida somos confrontados com uma série de crenças, julgamentos e avaliações que muitas vezes limitam as nossas escolhas e comportamentos. A direção da nossa vida deve ser baseada nas nossas escolhas e resultar de um processo consciente. Se quer mais, se tem ambição, se quer viver a vida que deseja, então precisa de se libertar, de correr riscos e de se desafiar. O caminho não será perfeito, encontrará altos e baixos, zonas de desconforto, alguns receios e até falta de confiança, mas com foco, determinação e rodeado das pessoas certas alcançará o que deseja e ficará ainda mais fortalecido.

Seja você próprio.

A gestão da Marca Pessoal vai ajudar a autopromover-se de uma forma verdadeira, apresentando-se e revelando tudo o que tem para oferecer e que pode ajudar e inspirar os outros. As pessoas preocupam-se com elas próprias, com as suas necessidades e com os seus sentimentos. Quer ser importante? Quer criar um verdadeiro impacto? Então pense na forma como gostaria que os outros se sentissem quando o vissem, quando lessem as suas partilhas e como gostaria que eles agissem. Quanto mais real for, mais as pessoas se identificarão e mais o seguirão. Haverá sempre pessoas que vão gostar e outras não. Essas não são o seu público. Não tente agradar a todos. Você irá encontrar de forma natural a sua tribo, as pessoas que o irão apoiar, acompanhar e expandir a sua mensagem.

 

Por: Vera Medronho, expert em Marca Pessoal e consultora de marketing

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – janeiro/fevereiro n.º 177

    O mercado de trabalho, hoje em dia, é global, instável e acelerado, o que exige aos profissionais de todos os setores uma preocupação constante com o desenvolvimento das suas competências, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida. No contexto de revolução digital que atravessamos, os Recursos Humanos e a sua formação assumem-se, também, como…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv