Compensações e Benefícios

Benefícios motivam mais do que os salários

Os benefícios extrassalariais trazem mais motivação, mais envolvimento e maior produtividade. Para ajudar as empresas no desafio da criação de programas de incentivos e planos de benefícios customizados, a Sodexo, que conta já com uma experiência de 50 anos, está a trabalhar em novas soluções na área da saúde e bem estar dos colaboradores.
Todos os estudos apontam para um papel cada vez mais limitado da remuneração pecuniária na motivação dos colaboradores. O dinheiro é naturalmente importante, mas tornou-se uma expectativa de nível básico, ou seja, as pessoas esperam, à partida, ser remuneradas com um salário justo. O resto é que fará a diferença.
É sabido que os aumentos salariais têm um efeito muito limitado no tempo e, segundo um estudo da Sodexo que analisa as medidas de qualidade de vida que maior retorno geram para as empresas, a remuneração surge mesmo em terceiro lugar.
Mais benefícios, maior flexibilidade e adaptabilidade, são alguns dos fatores que podem contribuir para uma maior motivação.
O reconhecimento é um dos incentivos mais eficazes que, juntamente com os benefícios extrassalariais, trazem mais motivação, mais envolvimento e maior produtividade à força de trabalho.

Benefícios superam o salário

Então  qual  será a forma mais eficaz de uma empresa demonstrar o seu reconhecimento? Um  inquérito da Glassdoor (“Employment Confidence Survey”) mostra que cerca de quatro em cinco colaboradores preferem benefícios adicionais a um aumento do salário.
Ainda assim, o tipo de benefícios que os colaboradores preferem depende do seu perfil pessoal ou até mesmo das características económicas e socioculturais do país onde trabalham. Por exemplo, um estudo da Sodexo de 2016 sobre Benefícios e Incentivos*, conduzido na Europa, América e Ásia, mostra que em países como o Brasil ou a Índia o acesso a cursos de formação é tão atrativo quanto os benefícios financeiros. Nos Estados Unidos, por seu turno, uma licença de maternidade é altamente valorizada.

Programas de Incentivos são a chave

Muitos programas de incentivos têm demonstrado ser motivadores eficazes sem necessidade de estímulos financeiros. O leque de incentivos pode ser vasto, mas os especialistas recomendam uma característica acima de todas: adaptabilidade.
O melhor incentivo pode ser muito diferente para duas pessoas da mesma organização, e dar ao colaborador a hipótese de escolher a forma como prefere ser recompensado pelo seu esforço e dedicação pode ajudar em muito à motivação: um jovem estagiário pode preferir uma formação em marketing digital enquanto um quadro sénior pode valorizar mais um programa de saúde e bem-estar.
Em resumo, as empresas deverão ser cada vez mais flexíveis e criativas nas suas ofertas de recompensas, que poderão ir desde programas de fitness ou de nutrição a cabazes de produtos saudáveis.
O estudo da Sodexo revelou que 76% dos líderes de PME que introduziram este tipo de programas viram melhorias na contratação, com 86% a registar aumentos de produtividade e 71% no retorno financeiro.

Programa “Viver Bem” da Sodexo

Para ajudar as empresas neste desafio da criação de programas de incentivos e planos de benefícios “taylor made“, a Sodexo está a trabalhar, entre outras vertentes, numa nova iniciativa – o programa “Viver Bem”. Trata-se de incentivar a criação de planos de benefícios diferenciados e customizados para cada empresa que abranjam temáticas e aspetos valorizados pelos colaboradores no âmbito da saúde, nutrição e sustentabilidade. A plataforma será disponibilizada aos clientes da Sodexo Portugal ainda durante o primeiro semestre deste ano.

*2016 Sodexo Benefits & Rewards – estudo realizado junto de 880 empresas e 3224 colaboradores na Europa, América e Ásia.

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – novembro/dezembro n.º 176

    Como já vem sendo hábito, a última revista Pessoal do ano é especialmente dedicada aos gestores e aos líderes que têm como prioridade máxima o seu recurso mais valioso: as pessoas. Atualmente, a maior parte das organizações estão preparadas para antecipar as mudanças que ocorrem no mercado de trabalho, mas estas acontecem a uma velocidade…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv