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Compensações e Benefícios, Entrevistas

“Com colaboradores satisfeitos conseguimos clientes satisfeitos”

A Makro Portugal tem desenvolvido uma série de políticas de Recursos Humanos a nível interno, que se têm revelado uma verdadeira mais-valia para o Grupo a nível local. A propósito desta temática, estivemos à conversa com Tanya Kopps, a CEO de origem norte-americana que está à frente da Makro em Portugal há cerca de dois anos.

RHonline (RH): A Makro Portugal anunciou recentemente o reforço dos benefícios que oferece a todos os seus colaboradores. A aposta no capital humano é uma prioridade para a empresa?

Tanya Kopps (TK): Para qualquer organização, os seus colaboradores são o seu principal ativo e para a Makro não é exceção. Neste sentido, torna-se fundamental ter uma forte política de Recursos Humanos no sentido de tentar oferecer ao nosso capital humano as melhores condições possíveis, de forma a sentirem que fazem parte de uma equipa e de uma empresa que se preocupa com o seu bem-estar e que está empenhada em proporcionar-lhes as melhores condições ao seu alcance. Apostamos em profissionais qualificados, dinâmicos e proativos. Damos muita importância a um bom ambiente de trabalho, formação, gestão de talento e desenvolvimento de carreira pelos benefícios que trazem para os colaboradores.
A Makro Portugal valoriza estes aspetos e o recente reforço de benefícios que inclui a implementação de um novo plano de Seguro de Saúde Multicare é o reflexo do nosso esforço e compromisso.
Trabalhamos diariamente para conseguir uma política que vá ao encontro das expetativas dos nossos colaboradores, em linha com a estratégia e sustentabilidade do nosso negócio.

RH: Que políticas de RH têm sido desenvolvidas a nível interno e que impacto têm surtido as mesmas a nível local?

TK: A Makro, para além de fazer parte de um dos maiores grupos de distribuição internacionais, possui dez lojas em território nacional, sendo que emprega mais de 941 pessoas de norte a sul do país.
É um desafio diário criar e desenvolver políticas de Recursos Humanos que vão ao encontro desta diversidade regional, com as diferentes funções que os colaboradores executam, para além das diferenças culturais naturalmente existentes.
Operamos numa ótica de equipas multidisciplinares para a realização de projetos, de forma a participarmos ativamente na definição da estratégia de negócio da empresa.
A comunicação interna transversal e horizontal é realizada, quer a nível nacional como internacional, constituindo uma ferramenta interna com ligação direta entre os colaboradores de todos os países do Grupo.
Temos em curso diversos programas e formações, oferecendo ainda oportunidades de carreira a nível internacional concretizando o potencial dos nossos Recursos Humanos e permitindo conhecer novas realidades, cultura e formas de fazer negócio. Esta é uma realidade no Grupo e é por aqui que queremos continuar.
Também fazem parte do nosso plano anual de comunicação, iniciativas de Responsabilidade Social que cruzam vários públicos. Este espírito solidário pertence à génese da nossa organização e é um tema transversal, quer se tratem dos nossos clientes, como colaboradores e até mesmo as suas famílias, que têm participado cada vez mais nas iniciativas que promovemos.
O nosso propósito de Recursos Humanos é fazer crescer as nossas pessoas, através do desenvolvimento de uma cultura de aprendizagem sustentável que permita, a cada um, tempo para refletir, desenvolver competências, partilhar conhecimentos, aprender com os erros, estar próximo dos clientes e alinhados com os objetivos estratégicos.
A maior parte do nosso tempo é passado no local onde trabalhamos. O que tentamos fazer na Makro é fazer com que os nossos colaboradores se sintam bem, apoiados, ao mesmo tempo que desempenham as suas funções diárias.

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4RH: A Makro Portugal recebeu novamente a certificação Top Employers. De que forma estes reconhecimentos fortalecem o sentido de pertença dos colaboradores e a respetiva identidade organizacional?

TK: A certificação Top Employers, atribuída anualmente, reconhece empresas que se diferenciam pelos seus padrões de excelência, em diversos níveis, no que diz respeito às boas práticas de Recursos Humanos.
Pelo 4.º ano consecutivo, a Makro Portugal recebe o título de Certified Excellence in Employee Conditions pelo elevado grau de compromisso das nossas equipas e a capacidade de crescimento enquanto marca. Sentimo-nos muito orgulhosos por este reconhecimento.
É sinal de que estamos no bom caminho no que se refere a oferecer às nossas equipas as condições que consideramos necessárias e essenciais para contribuir o mais possível para o seu bem-estar a nível profissional, e muitas vezes a nível pessoal, também.
A obtenção do título Top Employer é, de facto, muito importante enquanto entidade empregadora. Mas mais importante do que isso, é o reconhecimento dos nossos, sentir que é um orgulho para os colaboradores da Makro fazer parte da empresa, bebendo da nossa identidade organizacional.
Os nossos esforços vão muito nesse sentido. É também para esta finalidade que a nossa equipa de Recursos Humanos trabalha diariamente. Ouvir os nossos colaboradores e fazê-los sentir que estamos com eles é uma das chaves para ter uma equipa comprometida e empenhada em dar o seu melhor diariamente.

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6RH: Sendo originária dos Estados Unidos da América, foi complicado entrar no mercado europeu?

TK: Sempre fui uma pessoa aberta a novos desafios e a entrada no mercado europeu, na minha perspetiva, foi uma oportunidade única que o Grupo Metro me concedeu.
Contudo, a entrada num mercado à partida desconhecido faz com que encontremos algumas barreiras como a linguagem, os hábitos e costumes e a maneira de compreender o próprio negócio. Requer um esforço extra, numa fase inicial, que implica despender algum tempo a ouvir as equipas, os nossos parceiros e, obviamente, os nossos clientes. É a única forma de entender o que está a ser feito, como se pode melhorar e como poderemos trabalhar juntos no futuro como uma equipa forte e coesa.
Por outro lado, tive também sempre muita sorte com as equipas onde fui incluída. Facilitaram em muito o meu trabalho e agradeço por isso.

RH: Uma vez que há muito poucas CEO’s mulheres no mundo da Distribuição, como encara os (já quase) dois anos na direção de uma empresa grossista como a Makro?

TK: Acredito que as decisões nos negócios se baseiam em função de um contexto e não do género.
O mundo da Distribuição, tal como muitos outros, tem sido predominantemente dirigido por homens. No entanto, cada vez mais mulheres estão a assumir posições de liderança e ainda bem que assim é. A máxima de que a diversidade é um fator chave para o sucesso de qualquer negócio está comprovada e é importante que não caia no esquecimento de quem lidera empresas.
Um homem não é melhor nem pior do que uma mulher. É diferente! Ambos têm qualidades que devem ser destacadas e postas em prática ao serviço de uma companhia. A diversidade é fundamental.
A promoção deve ser baseada nas nossas características profissionais e também naquilo que chamamos de soft skills, cada vez mais determinantes para o exercício de qualquer cargo.

RH: A Tanya é Ambassador of Inclusion and Diversity e encontra-se ligada à Lead Network. Considera que a diversidade e a igualdade de oportunidades no trabalho independentemente da origem cultural, étnica e social, orientação sexual, género, idade, caraterísticas físicas, estilo pessoal e religião ainda é uma realidade distante para os portugueses?

TK: No seguimento da resposta anterior em que refiro a inclusão e a diversidade como fatores chave para os negócios, os nossos clientes também fazem parte de todas as esferas da vida: religião, etnia, orientação sexual, etc.
Ao termos uma força de trabalho altamente diversificada, conseguimos uma maior capacidade de compreender as suas necessidades, o que consequentemente se reflete positivamente no nosso negócio.
O meu envolvimento com a Lead Network é a forma de contribuir para esta temática apoiando outras mulheres a conseguir alcançar os seus objetivos na sua carreira, bem como empresas da nossa indústria a aproveitar ao máximo o talento que têm em mãos.

RH: Nesse sentido, que soluções têm sido implementadas na Makro Portugal e o que falta ainda fazer?

TK: O desafio neste aspeto consiste na promoção do espírito de equipa que permita a união da força de trabalho de uma forma sustentada e coesa.
Procuramos conseguir o envolvimento ativo de todos os níveis da nossa organização, através da implementação de iniciativas, atividades e projetos variados. Inovamos através de programas de desenvolvimento e formações baseadas em aprendizagem entre pares, com formadores, mentores e coach internos. Assim como as oportunidades de carreira a nível internacional que proporcionamos que permitem conhecer novas realidades, culturas e formas de fazer negócio.
O nosso negócio são as pessoas e sabemos que com colaboradores satisfeitos conseguimos clientes satisfeitos. Só através do crescimento pessoal e profissional dos “nossos”, conseguimos servir e satisfazer os nossos clientes da melhor forma.

Por: Ricardo Vieira, coordenador editorial da Tema Central

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