Compensações e Benefícios, SST & Healthcare

Salário emocional e felicidade

Vários estudos têm demonstrado uma forte correlação entre os níveis de felicidade e produtividade nas empresas. Colaboradores mais felizes faltam menos ao trabalho, envolvem-se mais nas tarefas, têm níveis de stress mais baixos e demonstram uma maior lealdade para com a empresa.
A felicidade é um conjunto de emoções positivas desencadeadas por um estímulo exterior, que se manifesta através dos nossos comportamentos e que se reflete no nosso bem-estar. Como podem as empresas aumentar a felicidade dos seus colaboradores de modo a aumentar a produtividade da sua empresa?
As pessoas são o ADN das empresas, são elas que atraem e retêm os clientes, que desenvolvem os produtos, que constituem a cultura organizacional e fomentam o clima organizacional que se respira. Implementar políticas de Recursos Humanos que desenvolvam o salário emocional das empresas, é uma forma de aumentar o bem-estar dos colaboradores e, consequentemente, os níveis de felicidade e produtividade da empresa.
Disponibilizar na empresa massagens, fruta, yoga do riso, mindfulness, ginástica laboral, consultas de nutrição, manicure, entrega de medicamentos, engomadoria, sapateiro, entre outros, são alguns benefícios que a empresa pode implementar para reforçar o salário emocional dos colaboradores.
Mas e quando a empresa tem um colaborador com um familiar direto a viver uma doença oncológica, ou quando é o próprio? E quando passa por um processo de luto? Ou de divórcio? Quando muda de área de residência? Ou vai ter um bebé? Que ajudas a empresa disponibiliza? Estas são algumas das situações de vida que afetam em algum momento a vida do colaborador, e disponibilizar um programa que o apoie e aos seus familiares, valoriza e muito o salário emocional que a empresa coloca à disposição das suas pessoas.
Colocar ao dispor do colaborador e dos seus familiares um programa que disponibiliza um assessor familiar, que faz parte de uma equipa multidisciplinar (médicos, psicólogos, advogados, financeiros, assistentes sociais, consultores de viagem) e que desenvolve uma abordagem biopsicossocial, representa para o colaborador um salário emocional muito acima da média, onde tem toda uma equipa disponível para o ouvir, apoiar, orientar, e em que poupa tempo e dinheiro na resolução de muitas situações que acontecem no seu quotidiano.
A Albenture disponibiliza planos de trabalho/vida personalizados e adaptados à realidade de cada cliente, apoia os colaboradores na resolução das suas preocupações, poupando-lhes tempo e dinheiro. Para a empresa, reforça o salário emocional, aumenta a produtividade, ajuda a atrair e reter o talento, diminui o absentismo e os níveis de stress. Mantemos uma taxa de utilização mensal superior a 30% e por cada €1 investido, em média, a empresa tem um ROI de €3.
A Albenture tem na sua equipa profissionais especializados na elaboração de soluções para as diversas situações que preocupam os colaboradores, quer seja no recrutamento de uma empregada doméstica, como acompanhar o pai idoso a uma consulta médica, disponibilizar uma babysitting, organizar as férias de verão para a família ou encaminhar um petsitting para cuidar do animal de estimação.
Valorizamos em mais de 80% o salário emocional dos nossos clientes com os benefícios que colocamos ao dispor dos colaboradores, aumentamos a sua felicidade e a produtividade da sua empresa!

FILOMENA CHAINHOPor: Filomena Chainho, diretora da Albenture

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – setembro/outubro n.º 175

    O tema de capa da mais recente edição da revista Pessoal dá conta de uma trilogia de peso na gestão de pessoas: apps, gaming e data. As práticas de gestão de Recursos Humanos desenvolvem-se em contextos onde ferramentas como gamification, data analytics e people management apps podem ser usadas para reforçar e gerir as competências…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv