Compensações e Benefícios

Reconhecimento: a importância da adaptabilidade

Sendo verdade que o salário continua a constituir um fator importante no recrutamento e na retenção das empresas, começa a ser percebido, tanto nas grandes empresas como nas PME, o resultado dos programas de benefícios e de reconhecimento no sentimento de valorização dos colaboradores.

Segundo um estudo da SHRM/ Globoforce, os responsáveis de RH não têm dúvidas sobre o impacto deste tipo de programas em áreas como na experiência do colaborador (89% dos inquiridos), nas relações interpessoais (86%), na cultura organizacional (85%), no compromisso e envolvimento (84%), e nos valores da organização (83%).

As PME sentem as vantagens:

As PME revelam compreender a importância de reconhecer o esforço e o cumprimento dos objetivos. Numa pesquisa levada a cabo pela Sodexo, 95% dos líderes das PME afirma que valorizar o desempenho dos seus colaboradores é a medida com maior reflexo no desempenho das suas organizações.

O reconhecimento nas diferentes gerações…

Para retirar o maior proveito da implementação deste tipo de programas as empresas devem, no entanto, procurar entender o que mais motiva os seus colaboradores. E numa equipa de trabalho com diferentes gerações – Baby Boomers, Millennials e Geração X – as diferenças podem ser consideráveis. Se um boomer prefere, tendencialmente, prémios sob a forma de promoção e reconhecimento, já os Millennials valorizam recompensas mais tangíveis e disponibilizadas através de canais digitais, de acordo com uma investigação da Sodexo Beneficts e Rewards Services.

…e nas diferentes nacionalidades

Na China, por exemplo, os prémios de equipa são muito valorizados na medida em que os colaboradores apreciam, geralmente, sentir-se parte de uma história maior e coletiva de sucesso. Na Escandinávia, para além do reconhecimento individual, também se valoriza o reconhecimento por equipa. No entanto, as diferentes realidades culturais determinam que, na Escandinávia, as manifestações públicas desse reconhecimento sejam curtas e discretas, sem revelar os valores ou vantagens envolvidas, sendo privilegiada a frequência em detrimento de prémios maiores.

Eleger o incentivo correto…

Claramente, as recompensas financeiras são apenas uma parte da equação dos programas de incentivo e de reconhecimento. Um estudo realizado em seis países da Europa de Leste, concluiu que os títulos de refeição, os seguros de saúde e a disponibilização de telefones móveis são os benefícios mais populares, sendo que a forma de implementação dos programas, bem como a adaptação à cultura local devem ser consideradas no seu sucesso. Por exemplo, na India, onde 75 % da população utiliza telefone móvel, é importante que as soluções encontradas sejam mobile friendly para que ter mais eficácia. Já na China, oferecer relógios é considerado um mau presságio que lembra as pessoas da sua finitude. É necessário, por isso, desenhar programas que aproveitem o melhor das tendências globais, mas com um forte conhecimento local. Esta é uma das razões pelas quais a divisão de Benefícios e Incentivos da Sodexo pode ajudar empresas de todas as dimensões nas mais diversas geografias a corresponder às expetativas dos seus colaboradores, enquanto operador mundial que está presente em 35 países com uma gama de soluções diversificada e adaptada às diferentes realidades.

Por: Sodexo Portugal

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – janeiro/fevereiro n.º 177

    O mercado de trabalho, hoje em dia, é global, instável e acelerado, o que exige aos profissionais de todos os setores uma preocupação constante com o desenvolvimento das suas competências, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida. No contexto de revolução digital que atravessamos, os Recursos Humanos e a sua formação assumem-se, também, como…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv