Consultoria, Formação & Desenvolvimento

Seja Convidado para a Mesa: Seja um Ativista Credível

O presente artigo foi extraído do livro “Victory Through Organization” dos autores Dave Ulrich, David Kryscynski, Michael Ulrich, Wayne Brockbank.

Após 30 anos a trabalhar nas competências de RH, sugerimos que se dê menos atenção às competências de RH e mais aos resultados que produzem. Um dos resultados cruciais dos profissionais de RH que demonstra as competências de RH é serem vistos como sendo pessoalmente eficazes. Quando os profissionais de RH são pessoalmente eficazes são “convidados a sentarem-se à mesa.”
Na nossa investigação recente com 4000 participantes da área de RH e 32 000 inquiridos, analisámos a relação entre os nove domínios de competências de RH (variáveis independentes) para avaliar que competências de RH ajudaram os profissionais de RH a serem vistos como mais eficazes e, por isso, a serem convidados a participar em discussões de negócios. No Quadro 1, os resultados são distribuídos por percentagens que somam 100%, o que permite ilustrar a importância relativa de cada uma das nove competências que explicam a eficácia pessoal. Estes nove domínios de competências em RH explicam a classificação surpreendente de 83% (R2 total) de eficácia pessoal em RH. Embora todos os nove domínios de competências influenciem a eficácia pessoal dos profissionais de RH, o Quadro 1 revela ainda que ser um Ativista Credível é de longe a competência mais importante na determinação da eficácia pessoal geral dos profissionais RH (19,3%).

Captura de ecrã 2018-02-06, às 12.47.11

Estes dados sugerem que os profissionais de RH necessitam de ter uma competência mínima em diversos domínios, mas a sua eficácia geral advém principalmente do facto de serem Ativistas Credíveis (por serem tanto ativos como credíveis).

Credibilidade e Ativismo
É a combinação de credibilidade e ativismo que permite aos profissionais de RH estabelecer relações de confiança com as pessoas que apoiam, bem como com os seus colegas de RH. Utilizam a confiança que conquistaram para influenciar os outros. Os Ativistas Credíveis são respeitados e proativos. Indivíduos credíveis que não são ativistas podem ser respeitados pelos seus conhecimentos ou experiência, mas têm pouco impacto. Os ativistas que não são credíveis podem ter boas ideias, mas ninguém lhes presta muita atenção. A seguinte matriz ilustra este conceito:

Captura de ecrã 2018-02-06, às 12.47.42

Ativistas Credíveis influenciam e relacionam-se com os outros
Os Ativistas Credíveis têm consciência da sua relação com os colegas e parceiros de negócio e investem nessas relações. Constroem relações a montante, jusante e transversais à organização. Também olham para além da organização para desenvolver relações que lhes forneçam olhares de fora para dentro e que os ajudem a encarar os desafios. Com o nosso trabalho a ajudar profissionais de RH a construir influências, descobrimos que as seguintes ações podem ajudar a desenvolver o subdomínio “influência” e “relacionamento com os outros” de um Ativista Credível:

  • Revelam interesse genuíno pelos outros
  • Agem com a dose certa de humildade e confiança
  • Procuram aprender tanto com os sucessos como com os fracassos
  • Revelam integridade pessoal e ética

Ativistas Credíveis conquistam confiança através dos resultados
Influência e relação constroem confiança, mas em última análise a eficácia profissional começa e termina com os resultados. Os profissionais de RH conquistam confiança cumprindo o prometido e apresentando resultados, mantendo e construindo relações eficazes. O subdomínio da conquista de confiança pelos resultados tem os seguintes atributos:

  • Conquistou a confiança dos principais atores internos e externos
  • Enquadra ideias complexas de forma simples e útil
  • Atravessa circunstâncias adversas com persistência
  • Tem um historial de apresentação de resultados

Avaliação e ferramentas do Ativista Credível
Como já orientámos e formámos 10 000 profissionais de RH, criámos uma avaliação do que é ser um Ativista Credível e identificámos práticas e ferramentas de melhoria, descritos no Quadro 3.

Captura de ecrã 2018-02-06, às 12.49.04

Resumo do Ativista Credível
Os profissionais de RH que querem acrescentar valor comercial têm de participar nas discussões de negócio. Para serem convidados a participar nessas discussões, os profissionais de RH têm primeiro de revelar competências de Ativistas Credíveis. Têm de ser credíveis e têm de ter opinião e estar dispostos a vocalizar essa opinião. Os Ativistas Credíveis constroem credibilidade ao longo do tempo apresentando resultados, melhorando o desempenho pessoal e profissional, desenvolvendo relações de confiança dentro e fora e usando essa confiança para influenciar os outros.

David UlrichPor: Dave Ulrich (Universidade do Michigan/Grupo RBL), David Kryscynski (Universidade Brigham Young), Michael Ulrich (Universidade do Estado do Utah) e Wayne Brockbank (Ross School of Business/Universidade do Michigan)

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • REVISTA PESSOAL – JULHO/ AGOSTO N.º 174

    Na economia digital e tecnológica da qual, obrigatoriamente, fazemos parte, e independentemente do tipo de funções e responsabilidades que desempenhamos, as chamadas soft skills – ou competências pessoais – constituem mecanismos fundamentais para melhorar o desempenho profissional em contexto de equipa e de mobilização para a ação, uma vez que falamos de competências que potenciam…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv