Consultoria

Estruturas ágeis e eficientes

Estamos numa época de mudança radical nos locais de trabalho. As empresas necessitam melhorar a gestão das pessoas em desenvolvimento, alinhamento e organização, promovendo ambientes de trabalho motivantes e envolventes. Com a evolução tecnológica a uma velocidade vertiginosa, as organizações nem sempre conseguem adaptar-se ao ritmo necessário. Muitas empresas ainda funcionam com práticas ancoradas numa lógica funcional, rotineira e automatizada, e as mudanças vão trazer novos desafios para as pessoas. Já não se trata apenas de lidar com a tecnologia, mas do desenvolvimento de competências cognitivas e comportamentais que todos pensamos já ter adquirido, mas que serão exigidas a um nível de complexidade superior. O desafio é o desenvolvimento de estruturas organizacionais flexíveis, ágeis e estimulantes que promovam o compromisso e o alinhamento com o pulsar da organização, garantindo a preparação, reconversão e qualificação dos colaboradores e apostando no desenvolvimento das competências e habilidades necessárias às exigências futuras. Esta é uma oportunidade fantástica para a Gestão das Pessoas que se transformará rapidamente numa área-chave para ajudar organizações e colaboradores a realizar as transformações necessárias para se adaptarem a novas estruturas e modelos de trabalho e de evolução profissional. A PTC, em conjunto com o Atelier Joana Vasconcelos, procurou uma estrutura organizacional flexível e ágil, promovendo autonomia, compromisso e eficiência num ambiente de trabalho descontraído, criativo e inovador.

Testemunho de Joana Abrantes, responsável RH e administração interna do Atelier Joana Vasconcelos
“O Atelier Joana Vasconcelos é um projeto pessoal da artista Joana Vasconcelos que começou há 25 anos. Nos últimos dez anos assistimos ao crescimento exponencial da equipa: em 2008 éramos oito trabalhadores e atualmente somos 50. Os desafios de gestão de RH têm sido sobretudo ditados pelo rápido crescimento, pela natureza pessoal do projeto e pela diversidade de equipas e saberes que se reúnem neste projeto, decorrentes da diversidade de obras, materiais e técnicas com que a artista trabalha. O Atelier promove várias atividades de bem-estar dirigidas aos trabalhadores, que vão desde o cuidado com a alimentação até a aulas de yoga, fitness, defesa pessoal, sessões de aprofundamento e desenvolvimento pessoal, etc. A evolução da atividade do Atelier trouxe, no entanto, novos desafios e há alguns anos começámos a perceber que nos faltava estruturar para podermos crescer mais harmoniosamente. E foi neste pressuposto que, em 2014, a PTC começou a colaborar regularmente com o Atelier. Inicialmente, promovemos algumas ações de formação para melhorarmos a articulação e comunicação no trabalho em equipa e na gestão das pessoas. Prosseguimos com um estudo sobre as funções e responsabilidades de cada área, que culminou na elaboração e implementação do Manual da Organização. Seguidamente, foi desenvolvido um trabalho de estruturação e revisão salarial e, em 2018, desenvolveremos um Sistema de Avaliação de Desempenho. Este trabalho de estruturação é desafiante para todos os envolvidos, na medida em que temos todos a perceção de que estamos a fazer história, contribuindo para construir e consolidar a obra e o percurso de uma das mais internacionais artistas portuguesas. Procurar adequar as ideias da gestão empresarial e de RH à realidade tão singular como a de um Atelier desta dimensão é seguramente um trabalho de vanguarda e único em Portugal”.

5Por: Paula Tomás, managing director da PTC
Foto: Atelier Joana Vasconcelos

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – setembro/outubro n.º 175

    O tema de capa da mais recente edição da revista Pessoal dá conta de uma trilogia de peso na gestão de pessoas: apps, gaming e data. As práticas de gestão de Recursos Humanos desenvolvem-se em contextos onde ferramentas como gamification, data analytics e people management apps podem ser usadas para reforçar e gerir as competências…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv