Consultoria, Recrutamento & Seleção

“The Jobs They Are a-Changin”

Afirmar que o recrutamento mudou tornou-se um lugar comum. A disrupção digital impactou as nossas vidas alterando comportamentos, envolvendo ecossistemas tradicionalmente separados (o Eu pessoal versus o Eu profissional) e acelerando processos a um ritmo que a humanidade nunca conheceu.
A par destas alterações, a convivência profissional de quatro gerações no mercado de trabalho coloca em confronto formas díspares de olhar o mundo. Mais do que questões geracionais, as diferenças de idade e a posição relativa na vida (ser solteiro, casado, com filhos ou à beira da reforma) impele que os discursos se centrem em círculos de interesses e preocupações pouco alinhados.
Contudo, quando afirmamos que o recrutamento mudou, não deveremos assumir que essas alterações ocorreram todas no melhor sentido do termo. Sourcing não é Recrutamento e Seleção, Executive Search continua a implicar um profundo conhecimento do ser humano e dos modelos organizacionais, e Networking suportado apenas em social media não representa influência ou credibilidade.
Mas a mudança é imparável. As pessoas passaram a ter voz, agrupando-se em comunidades, formulando opiniões que moldam a perceção dos seus pares sobre produtos, serviços, organizações e também sobre empregos. E empregadores.
Se a história da sua empresa é importante para a captação de talento, a forma como a conta, os canais onde a difunde e a sua prática terá de ser coerente, genuína e visível. Os seus candidatos comportam-se como consumidores; avaliam-no, produzem conteúdos sobre as suas ações e disseminam-no junto dos seus pares. Não responder a uma candidatura, comportar-se como um tirano numa entrevista ou dissimular as limitações de determinado projeto, podem facilmente tornar-se num pesadelo de relações públicas, com danos e impactos diretos no seu negócio: quem quer comprar produtos ou serviços de uma empresa com má reputação pela forma errada como se relaciona com potenciais e futuros colaboradores?
No entanto, é paradoxal que continuemos a insistir nas mesmas fórmulas gastas e no mesmo tipo de conteúdo sem valor. A típica frase “recrutamos para prestigiado cliente, líder do seu setor de atividade” ou a não menos pateta “condições remuneratórias de acordo com a experiência demonstrada” são alvo de chacota das novas gerações e não acrescentam valor a quem as lê. O salto para o digital, aparentemente fácil e intuitivo, encontra-se também pleno de imprecisões. Fotografias de bancos de imagens, ridiculamente desenquadradas da realidade do empregador, dimensões desadequadas para o tipo de media e muito conteúdo sofrível, são infelizmente demasiado recorrentes.
Contudo, num mundo onde o Capital e a Tecnologia se democratizaram, a verdadeira competitividade e diferenciação são cada vez mais as Pessoas, o que torna crítica a competência de recrutar e selecionar bem. Para o setor dos Recursos Humanos, são tempos de enorme oportunidade.
Incontornavelmente e como diria Dylan se fosse recrutador, “The Jobs They Are a-Changin”.

Rui QuinhonesPor: Rui Guedes de Quinhones, founder & CEO da Get The Job – The Recruitment Marketing Company

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – setembro/outubro n.º 175

    O tema de capa da mais recente edição da revista Pessoal dá conta de uma trilogia de peso na gestão de pessoas: apps, gaming e data. As práticas de gestão de Recursos Humanos desenvolvem-se em contextos onde ferramentas como gamification, data analytics e people management apps podem ser usadas para reforçar e gerir as competências…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv