Compensações e Benefícios, Consultoria

Onde se trabalha melhor em Portugal?

No passado dia 05 de abril foram entregues os prémios às melhores empresas para trabalhar em Portugal, num evento que foi organizado pela Great Place to Work. Esta empresa ocupa-se do estudo de ambientes de trabalho, dos dados de empresas e da prática de gestão de pessoas. Durante o evento, a Great Place to Work distinguiu as melhores empresas em três categorias distintas: negócios que possuam menos de 100 colaboradores, que tenham entre 100 e 250 colaboradores ou com mais de 250 colaboradores. Ainda foram entregues prémios nas categorias de liderança, igualdades de género, sustentabilidade, entre outros.
Este estudo foi realizado com base em diversos critérios, de modo a obter um resultado certo e que correspondesse à realidade. Para tal, foram realizados questionários, foi estudada a representatividade dos jovens e a igualdade salarial, a distribuição dos cargos consoante o género do colaborador, entre muitos outros.
Os resultados obtidos com base nos dados das empresas encontram-se de seguida.

Quais as melhores empresas para trabalhar em Portugal?
De acordo com os estudos realizados, sobressaíram algumas empresas portuguesas como sendo as melhores parar trabalhar em Portugal. Descubra as mesmas abaixo e diga-nos se concorda com os resultados obtidos.

Na categoria com menos de 100 colaboradores, destacam-se as empresas SAS Institute Software, Mundipharma e Omega Pharma Portuguesa.
Na categoria entre os 100 e os 250 colaboradores, destacaram-se três farmacêuticas (AbbVie, Bayer e Astrazeneca), três empresas de consultoria e tecnologias de informação (Cisco, Mind Source e Growin) e uma empresa de comércio e distribuição (Medtronic).
Na categoria com mais de 250 colaboradores, destacaram-se a farmacêutica MSD, duas empresas de serviços financeiros & seguros (Cofidis e Banco Santander Totta), uma empresa de consultoria e tecnologias de informação (Roff) e uma empresa de serviços (Teleperformance Portugal). Destacaram-se, ainda, uma empresa de comércio e distribuição (Leroy Merlin), uma empresa de atividades industriais (Carglass) e duas de indústrias (Huf Portuguesa e Tintas Robbialac).
Existiram, ainda, outros prémios atribuídos a empresas. O prémio social de atração de jovens talentos foi ganho pela empresa Leroy Merlin, enquanto que o de liderança foi para a farmacêutica MSD. A igualdade de género foi, também, um critério que ofereceu um prémio ganho pela farmacêutica AbbVie. A nível de RSO e sustentabilidade, o prémio foi ganho pela Mars (Mars Ibéria e Royal Canin). Por último, o prémio social relacionado com a saúde e bem-estar foi ganho pela SAS Institute Software.

Segundo Maurício Korbivcher, os questionários aos colaboradores foram realizados fora do alcance das empresas estudadas, numa plataforma própria. Os dados obtidos são o resultado das médias feitas com base nas respostas dos colaboradores.
De acordo com os resultados e dados das empresas, estas foram as que se destacaram e as melhores para trabalhar em Portugal.

Porque deve obter os dados das empresas com que colabora?
Apesar dos dados oferecidos acima, muitas empresas podem ter uma excelente política, mas não se encontrarem expostas neste estudo. Como tal, deve obter as informações relativas à empresa em questão, antes de colaborar com a mesma.
Caso pare um pouco para pensar no assunto, se estudar uma empresa antes de colaborar com a mesma, saberá qual o rumo que a empresa estará a tomar, quais as dificuldades associadas, qual o número de colaboradores, entre outras informações.
Obtendo todos estes dados, conseguirá estudar a empresa com mais facilidade e, de certa forma, antecipar uma má parceria ou colaboração.

Como obter os dados de empresas?
Conhecendo a importância de obter os dados relativos à empresa com a qual quer colaborar, falta saber, ao certo, como obter as informações que necessita. A InfotrustGO pode ajudá-lo na obtenção de dados de empresas.
Na InfotrustGO existe uma base de dados das empresas portuguesas, com todas as informações de interesse. Estas são atualizadas constantemente, de modo a oferecer-lhe o conhecimento quase em tempo real. Alguns dos principais campos oferecidos são os relacionados à identificação da empresa, ao CAE (Classificação de Atividade Económica), aos dados de contacto e presença online, à natureza jurídica, ao capital social, ao volume de vendas, ao número de colaboradores, ao risco de crédito, entre outros.
Tendo todas estas informações à sua disposição, torna-se simples conhecer a empresa com a qual pretende trabalhar e, consequentemente, antecipar se essa será, ou não, a melhor escolha para si.

foto_josuePor: Josué Mateus Pires, COO na Infotrust

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – janeiro/fevereiro n.º 177

    O mercado de trabalho, hoje em dia, é global, instável e acelerado, o que exige aos profissionais de todos os setores uma preocupação constante com o desenvolvimento das suas competências, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida. No contexto de revolução digital que atravessamos, os Recursos Humanos e a sua formação assumem-se, também, como…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv