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Truques para melhorar o seu ambiente de trabalho

Uma das conclusões mais recorrentes entre os profissionais de Recursos Humanos é a importância de um bom ambiente de trabalho para o ótimo funcionamento de uma empresa. Mas o ambiente da empresa é responsabilidade de todos: da direção e dos funcionários que contribuem para criar esse ecossistema ideal para o trabalho. A Adecco listou os truques que ajudam a melhorar o ambiente de trabalho e, consequentemente, impactar diretamente na produtividade, na conquista de objetivos e, portanto, no sucesso do negócio da sua empresa.

Quais são os aspetos que fomentam esse contexto de trabalho? E como criar um bom ambiente de trabalho?

Tudo começa com a comunicação. Um diálogo fluído entre departamentos e funcionários é fundamental, especialmente se envolver os cargos diretivos da empresa. Os gestores da empresa devem saber ouvir os funcionários, mantê-los motivados e lidar adequadamente com situações de stress. E os funcionários, por sua vez, devem ser capazes de comunicar as suas preocupações e necessidades. Essa troca aumentará o envolvimento dos colaboradores nas suas equipas e ajudará a criar um ambiente no qual as sugestões possam ser partilhadas e as melhorias implementadas constantemente.

Mas, além da comunicação, há algumas dicas que devem ser aplicadas se quiser contribuir para a criação de um bom ambiente de trabalho:

  1. Reforce a formação
    Não há nada mais benéfico para uma empresa do que proporcionar aos seus funcionários os conhecimentos que os levem a alargar os seus horizontes, tornando-os mais produtivos. Promover a formação ou organizar pequenos workshops ministrados pelos próprios membros da equipa pode ser uma boa maneira de partilhar conhecimento e melhorar o ambiente de trabalho. Outra opção é a formação a ser desenvolvida por especialistas para resultar em certificação ou simplesmente ter pessoas mais preparadas na sua empresa.
  2. Participe em projetos de responsabilidade social
    A responsabilidade social é um aspeto muito importante para a reputação de muitas empresas e uma motivação para muitas pessoas. Se este for o seu caso, pode propor que toda a empresa se envolva em algum tipo de atividade solidária. Isso fortalecerá os vínculos, enquanto, de uma maneira ou de outra, faz algo de bom para o meio ambiente ou para a sociedade. Também favorece a formação de equipas, partilhando atividades que geram um impacto positivo.
  3. Cuide do espaço de trabalho
    As “empresas felizes” tornaram-se moda nos últimos anos e lançaram muitas tendências, incluindo um novo estilo de decoração. Os espaços abertos, flexíveis e com mesas partilhadas tendem a proporcionar um ambiente mais tranquilo, colaborativo e produtivo. Se tiver a sorte de trabalhar num escritório com essas características, preocupe-se em cuidar dele. Um espaço de trabalho desarrumado ou desorganizado (especialmente na cozinha) pode criar um ambiente de trabalho negativo e pouco apreciado.
  4. Encoraje a empatia
    Qualquer um pode ter um mau dia; tanto os funcionários como o líder. É importante estimular a empatia para trabalhar em equipa e que ela permaneça coesa em qualquer situação. Leva tempo, mas pode ser alcançado. Uma das opções seria facilitar o teletrabalho quando o funcionário não está com usufruto de todas as suas faculdades. Isso pode afetar positivamente a produtividade.
  5. Colabore, não compita
    Na sua equipa, todos trabalham pelo bem comum, logo, é importante que tente ajudar num ambiente onde exista colaboração e entreajuda. A competição serve apenas para criar tensão, distanciar as pessoas e estragar o ambiente de trabalho. Este sentimento de colaboração tem que nascer de cada um promovido por uma direção focada em manter um bom ambiente de trabalho. Colaborando, todos ganham.
  6. Receba o feedback
    Os processos de feedback ou crítica construtiva são muito comuns nas empresas de hoje. Esta técnica é usada para procurar pontos de melhoria e fazer com que todos os membros da equipa cresçam e se desenvolvam. Quando for a sua vez de ouvir os conselhos do seu chefe ou colegas, receba-os com uma boa atitude e trabalhe neles. E quando chegar a sua vez, sempre tente ser construtivo e respeitoso em tudo que disser a um colega.

Como pode ver, está nas suas mãos contribuir para melhorar o ambiente de trabalho da sua empresa. Com pequenos detalhes, poderá criar um ambiente de trabalho agradável para o qual deseja regressar todos os dias e do qual não quer sair.

Por: Adecco Portugal

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