Escolas e Universidades, Formação & Desenvolvimento

Gerir pessoas de olhos postos no futuro

O mundo está a mudar velozmente, transformado por uma teia complexa de forças disruptivas que atuam em múltiplos domínios – a demografia, as oscilações do processo de globalização, as tecnologias digitais, a desigualdade crescente, a fragmentação identitária e muitas outras. Neste ambiente volátil, imprevisível, complexo e ambíguo, a competitividade das organizações assenta cada vez mais na sua capacidade de gerir estrategicamente a sua força de trabalho, dotando-se não só do melhor talento disponível, como dos sistemas de gestão suscetíveis de maximizar o seu desempenho. No entanto, as disrupções mencionadas afetam profundamente as três condicionantes fundamentais da estratégia de gestão de pessoas – a arquitetura das organizações, as características da força de trabalho e a própria natureza do trabalho –, tornando obsoletos os conceitos, as políticas e os processos de gestão de pessoas desenvolvidos nas derradeiras décadas da Era Industrial, e obrigando a sua substituição.

Mas por quais?

A Autónoma Academy quer responder a este desafio com o Talent Executive Master “Gestão Estratégica do Capital Humano na Era Pós-Industrial”, um programa de nível pós-graduado de média duração com uma orientação fortemente prospetiva que explora as ideias e soluções inovadoras que estão a emergir em organizações ‘world class’ como a Google, a Netflix ou a Southwest Airlines para gerar vantagens competitivas e sustentar a criação de valor.

Ao longo de seis módulos, os participantes começarão por analisar o contexto de disrupção que tem caracterizado as primeiras décadas do século XXI e o seu impacto nos três domínios já mencionados – natureza do trabalho, perfil dos trabalhadores e estrutura das organizações –, por aprofundar as novas dinâmicas da força de trabalho e por investigar a evolução das culturas organizacionais em resposta a estas transformações.

Um tema nuclear será, evidentemente, o “strategic workforce planning” – a definição dos atributos quantitativos e qualitativos que a força de trabalho deve possuir para suportar eficazmente a estratégia geral do negócio.

O programa debruçar-se-á, ainda, sobre as novas questões enfrentadas pelo Direito do Trabalho (e em particular as respeitantes ao trabalho independente e às novas formas de relação laboral), e sobre os métodos quantitativos – as HR Analytics –, indispensáveis para suportar decisões esclarecidas e navegar com a maior segurança possível em ambientes altamente complexos e ambíguos.

Acreditamos que o Talent Executive Master “Gestão Estratégica do Capital Humano na Era Pós-Industrial” oferece uma perspetiva precursora e uma abordagem inovadora a todos os profissionais que querem preparar-se para enfrentar com êxito os desafios que este novo tempo lança à gestão de pessoas no plano estratégico.

O novo formato dos Talent Executive Masters – 80 horas em horário pós-laboral ao longo de um único trimestre – procura responder à procura de programas mais focalizados e mais curtos, com uma resposta mais específica e “just-in-time” às necessidades dos alunos.

Com uma importante vantagem adicional: o aproveitamento em três Talent Executive Masters, cuja temática cumpra os critérios de complementaridade e de coerência necessários, permite a obtenção de um diploma de MBA Executivo com um investimento de tempo e um esforço financeiro distribuídos por um período mais longo, de acordo com o ritmo e disponibilidade de cada um.

Por: João Paulo Feijoo, coordenador de programas de Capital Humano da Autónoma Academy

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – janeiro/fevereiro n.º 177

    O mercado de trabalho, hoje em dia, é global, instável e acelerado, o que exige aos profissionais de todos os setores uma preocupação constante com o desenvolvimento das suas competências, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida. No contexto de revolução digital que atravessamos, os Recursos Humanos e a sua formação assumem-se, também, como…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv