2
Formação & Desenvolvimento

Conhecimento: A Génese do Sucesso

Conhecimento e Inovação são inseparáveis, em conjunto impulsionam economias à volta do mundo. Os produtores e usuários do Conhecimento tentam aproveitar as ideias, as tecnologias, o know-how e a experiência de forma a manterem o seu nível de competitividade.
Em termos simples, a Inovação é a transmissão de Conhecimento através de um pipeline, desde a pesquisa e desenvolvimento até a aplicação.
A relação de entrelaçamento entre Inovação e Conhecimento é vista na forma como as organizações se esforçam para adquirir novos conhecimentos, assimilá-lo e aplicá-lo para fins comerciais. Essa capacidade de absorção é, indiscutivelmente, o diferencial mais importante para a obtenção de vantagem competitiva na economia do conhecimento.

“A única vantagem competitiva sustentável a longo prazo é aprender mais rápido do que seus concorrentes”
Arie de Geus, Royal Dutch Shell

A Gestão do Conhecimento é um corpo em desenvolvimento de métodos, técnicas, ferramentas e valores que as organizações usam para adquirir, criar, desenvolver, compartilhar, transferir e aplicar conhecimento, a fim de obter retorno sobre os seus ativos intelectuais.
Para uma organização inovar – e assim manter a sua vantagem competitiva – é necessário que esta tenha capacidade de se adaptar e reinventar a um ritmo acelerado. Esta adaptação requer aprendizagem, resolução de problemas e produção e integração de novos conhecimentos relevantes em resposta às flutuações e alterações do mercado.
A capacidade de inovação das organizações tornou-se crítica para a sua sobrevivência, por isso, hoje, estas têm um enorme cuidado com a gestão da informação e apostam cada vez mais no desenvolvimento das competências do seu capital humano.
De facto, nos dias que correm o Conhecimento é um recurso indispensável para as organizações, pois é a agregação do mesmo ou a falta dele que ditará o seu sucesso ou insucesso no futuro.
Podemos, assim, ver o Conhecimento como um recurso, mas é sem dúvida um recurso diferente de todos os outros, uma vez que se torna a si mesmo obsoleto com a passagem do tempo.
A produtividade dos trabalhadores do conhecimento não é o único fator competitivo na economia mundial, no entanto é um fator decisivo para a maioria das indústrias nos países desenvolvidos.
Hoje, o conhecimento está na génese do sucesso e isso tem implicações tanto para as organizações como para os profissionais.
Nas organizações, áreas como a gestão do conhecimento e do talento passam a ser funções críticas para a atividade das mesmas. A Gestão Estratégica de RH ganha cada vez mais importância na vida das organizações, pois são as pessoas que detêm e produzem conhecimento.
Já ao nível individual cabe-nos a nós profissionais procurarmos fazer mais e melhor a cada dia que passa, investindo em formação e crescendo enquanto pessoas. Atualmente, o desenvolvimento de competências sociais e humanas é tão importante como a aquisição de competências técnicas. Em última instância. o nosso sucesso pessoal e profissional dependerá da nossa vontade e determinação em procurar ser a melhor versão de nós próprios.
Citando Peter Drucker, “o conhecimento avançado de hoje é a ignorância do amanhã”, esta é uma verdade que todos nós enquanto profissionais devemos ter presente, pois o mercado exige-nos que atualizemos conhecimentos de forma constante, caso contrário corremos o risco de nos tornar obsoletos dentro de uma organização.
Nasceu, assim, a figura do “eterno estudante”, de facto já não basta estudar uma vez… É necessário estudar de forma contínua ao longo da vida, existem muitas formas de atualizar conhecimentos, desde ler um livro a voltar à universidade, cabe-nos a nós decidir qual tem mais sentido em cada fase das nossas vidas.
A missão da Vantagem+ enquanto entidade formadora passa por apoiar os profissionais e organizações, não só a aperfeiçoar e atualizar conhecimentos, mas também a desenvolver competências sociais e humanas, para que possam prosperar num mercado altamente competitivo.

“O segredo da sabedoria, do poder e do conhecimento é a humildade”
Ernest Hemingway

2Por: Ana Gandrita, assessora da direção-geral da Vantagem+

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Caderno Especial

  • Captura de ecrã 2017-07-04, às 15 Caderno Especial – junho 2017

    No Caderno Especial de junho, para além das habituais novidades do Ensino Superior, publicamos um novo painel sobre Educação, onde colocamos algumas questões a vários players da nossa sociedade, desta vez focadas na urgência das competências digitais nas universidades. A não perder também a entrevista a Francisco Goiana da Silva, líder do Global Shapers Lisbon…

Revista Pessoal

  • CapaPessoal167 Revista Pessoal – maio/junho nº 167

    A Quarta Revolução Industrial – mais conhecida como Indústria 4.0 – marca a atualidade dos mercados laborais de todo o mundo, mas será este processo evolutivo e natural? Esta nova e iminente abordagem, que pretende potenciar as oportunidades proporcionadas pelas tecnologias de informação, comunicação e eletrónica junto das empresas e setor industrial, ganha especial destaque…

Sondagem/Quiz RH

Liderança e Amor terão alguma coisa em comum?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Colecção Find Out

RHtv