Formação & Desenvolvimento

Design Thinking para a inovação

A criatividade* diz-nos que não há impossíveis, o design ensina-nos a seguir uma metodologia para implementar uma ideia, e o Design Thinking é a adaptação da forma de pensar dos designers a qualquer área ou função numa abordagem holística que permite que qualquer ideia seja concretizada com sucesso. É holística no sentido em que se observa e explora a total dimensão nas várias fases do projeto, permitindo uma constante correção tornando-a numa ferramenta de projeto financeiramente interessante, pois evita investimentos desnecessários ao reduzir riscos. As garantias de sucesso nascem da empatia e da imersão em que se desenvolve todo o processo, sendo fundamental colocar as pessoas no centro do problema e operar a partir daí. Saber disparar uma flecha é fácil de aprender e acertar no alvo consegue-se com alguma prática, mas disparar e acertar quando existem mudanças nas variantes depende do total conhecimento das características de todos os elementos envolvidos: arco, flecha, atirador, alvo e espaço entre ambos.
A metodologia de Design Thinking conduz-nos, num primeiro nível, por três grandes etapas: observação, experimentação, implementação.
Conhecer profundamente a nossa ideia, e ainda mais profundamente os seus destinatários; aprender a valorizar e a tirar partido dos erros; e por último partilhar todos os avanços e concretizações com a nossa audiência trazendo valor e inovação ao projeto. Esta etapa deita por terra a ideia antiga e, sabe-se agora, redutora, de que “o segredo é a alma do negócio”. De facto, o investimento feito em desenvolver uma ideia supostamente inovadora em segredo pode ser transformado em prejuízo com apenas uma demonstração do produto ou solução finais, pois os consumidores, os colaboradores, em resumo todos nós, estamos mais exigentes e com acesso imediato a fontes de informação, o que nos amplia o conhecimento e os níveis de satisfação. Neste sentido, este método que une o pensamento corporativo ao pensamento criativo*, transforma-se numa ferramenta fundamental ao exercício da inovação com a mais-valia de poder ser aplicada na criação de um novo produto, na revitalização de algo já existente, na procura de novas estratégias ou na motivação de equipas.
A formação em Design Thinking no CECOA vai ensinar-lhe passo-a-passo como implementar o seu projeto com aplicação prática a um caso que queira trazer ou que queira explorar durante os três dias de curso numa abordagem dinâmica e criativa.

Para mais informações, contactar o secretariado do CECOA pelo telefone 213 112 400 ou aceder ao site em: cecoa.pt.

* Somos todos criativos, a criatividade é tão inerente ao ser humano como respirar.

DESIGN THINKING_FORMADORA Rute_NovaisPor: Rute Novais, formadora do CECOA

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Aprender Magazine

Revista Pessoal

  • REVISTA PESSOAL – JULHO/ AGOSTO N.º 174

    Na economia digital e tecnológica da qual, obrigatoriamente, fazemos parte, e independentemente do tipo de funções e responsabilidades que desempenhamos, as chamadas soft skills – ou competências pessoais – constituem mecanismos fundamentais para melhorar o desempenho profissional em contexto de equipa e de mobilização para a ação, uma vez que falamos de competências que potenciam…

Sondagem/Quiz RH

Liderança e Amor terão alguma coisa em comum?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Colecção Find Out

RHtv