Formação & Desenvolvimento, Recrutamento & Seleção

A PNL na gestão das pessoas

A Programação Neurolinguística (PNL) é uma das estratégias mais eficazes para melhorar comportamentos, desempenhos e resultados numa empresa. Como a própria designação indica, trata-se de uma mistura de técnicas das áreas de Programação, Neurologia e Linguística que visa o aperfeiçoamento das habilidades humanas para potenciar os seus resultados. No fundo, falamos de “modelagem da excelência humana”.
A Programação é como nos organizamos, por forma a atingir determinado fim. Neuro refere-se a todos os processos, atitudes, ações que desenvolvemos a partir de processos neurológicos da visão, audição, olfato, paladar, tato e sensações. A Linguística trata a forma como nos comunicamos uns com os outros.
Porque o Grupo Decisões e Soluções é uma empresa “de pessoas, com pessoas e para pessoas”, investimos na PNL para mapear os processos estratégicos da mente humana, procurar uma mudança evolutiva dos comportamentos das nossas equipas e atingir objetivos específicos.
Dentro dessa mudança, verificamos avanços em aspetos como a criatividade, a relação interpessoal, a liderança, a comunicação, a motivação, a aprendizagem, o serviço e as vendas. Tendo consciência do contributo da PNL para a superação de algumas metas, o Grupo Decisões e Soluções disponibiliza gratuitamente a todos os seus colaboradores, desde o início deste mês, a formação em PNL aplicada à Mediação Imobiliária.
A consultoria imobiliária e financeira de hoje é altamente complexa. Atualmente, os Recursos Humanos veem-se a braços com a exigência de novas competências e habilidades, por forma a responderem eficazmente aos clientes e a fidelizá-los. É, por isso, fundamental que as equipas sejam coesas e estáveis, e compostas pelos melhores profissionais, o que nem sempre é fácil, conhecida que é rotatividade do setor.
Recorrendo à PNL para o recrutamento, seleção, integração e gestão das equipas, otimizamos o capital humano. Implementando a PNL conseguiremos mudanças nos consultores, não só ao nível da forma como pensam e assumem as questões, como da maneira como as comunicam e atuam.
Ao integrar pessoas novas numa equipa gera-se a expectativa de se criarem também novas oportunidades. Todavia, corremos o risco de fragilizar a equipa existente, gerar incompatibilidades ou até contagiar negativamente os colaboradores mais antigos com dificuldades e fracassos. Por isso, é fundamental conhecer e fazer uso de técnicas que permitam saber mais sobre a pessoa em vista no recrutamento. Trabalhar para ter bons exemplos que possam ser seguidos por outros. Não esqueçamos que desde sempre se assumiu que esta é uma das formas mais fáceis de aprendizagem: a via do exemplo.
Logo na entrevista inicial, importa saber se o candidato tem perfil para o cargo, isto é, se tem capacidade e motivação para aprender e desenvolver tudo o que é necessário para o sucesso profissional – utilização do Modelo CHA da PNL (competências, habilidades e atitudes), por via de perguntas.
Colocar questões estratégicas com recurso à Técnica das Perguntas da PNL permite-nos conduzir a entrevista de uma forma muito mais proveitosa, porque ao não fazer perguntas esperadas, evitamos que o candidato responda de forma mecânica. Não temos dúvidas que o sucesso dos consultores está diretamente relacionado com um processo de recrutamento, seleção e integração bem-sucedido.
Outra das técnicas de PNL mais poderosas para a gestão e motivação de pessoas é a Investigação de Valores (IV). Através dela podemos perceber o que realmente interessa e motiva o consultor, em termos profissionais e pessoais, ou seja, qual é o estado atual (EA) e qual é o estado desejado (ED). Fazendo um conjunto de perguntas (guião da IV), é possível averiguar se estamos perante alguém que, seguindo um determinado modelo de aprendizagem, pode ser um profissional excelente ou pelo contrário, não tem esse potencial e quais as ferramentas de que necessitará para o atingir.
A longo prazo, o uso de técnicas de PNL melhoram as relações, aproximam os colaboradores e potenciam a gestão dos Recursos Humanos. Por isso, utilizamos frequentemente o Rapport, uma técnica de “exercício da empatia”, que visa a demonstração de reconhecimento e concordância com o outro, com o intuito de fomentar a aproximação e a compreensão das equipas e dos clientes.
No Grupo Decisões e Soluções existe a consciência de que quanto melhores forem os Recursos Humanos (selecionados, integrados e geridos) mais positivos são os resultados da marca, por via de um melhor serviço prestado ao cliente. É por isso que somos Practitioners em PNL. Superamos desafios, transformando as pessoas!

Por: Guida Sousa (Decisões e Soluções) e Marta Almeida (DS Crédito)

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