Formação & Desenvolvimento

Razões porque a formação contínua é tão importante para a sua carreira?

Nos dias de hoje o mundo do trabalho e as organizações transformam-se a um ritmo sem precedentes. Isso deve-se sobretudo às tecnologias e aos métodos de trabalho que estão em constante evolução.

Então, para ser um profissional competitivo você precisa manter atualizados os seus conhecimentos e as suas competências práticas. Mas estar informado e atualizado não é suficiente… é necessário aplicar na prática e traduzir esse conhecimento em resultados tangíveis para a equipa, projeto, cliente ou empresa – porque só assim irá destacar-se da multidão.

A formação contínua…

Antes de mais devemos ter em conta que a aprendizagem contínua deve ser atrativa, divertida e satisfatória, tanto a nível pessoal como profissional.

Felizmente existem muitas oportunidades para fazer formação, tanto presencialmente como à distância.

Como começar a fazer formação contínua…

Algumas empresas oferecem formação aos seus colaboradores, a qual muitas vezes até é realizada nas próprias instalações da empresa.

Então a melhor forma de começar é falar com o seu superior ou com o responsável dos recursos humanos e perguntar se irão existir ações de formação na empresa.

Caso a sua empresa não disponibilize formação você poderá procurar fora, e caso encontre algum curso que pode melhorar as suas competências e beneficiar a empresa, pode falar com o departamento de recursos humanos e perguntar se a empresa suporta os custos (no caso de ser um curso pago).

Você também pode falar com as pessoas da sua empresa que têm mais experiência e ocupam cargos mais altos, e perguntar como e onde é que eles fizeram formação para se manterem atualizados.

Como referi anteriormente, existem muitas opções que pode considerar como parte da sua aprendizagem contínua.

Pense naquilo que deseja alcançar e no que pode ser mais benéfico, tanto a nível profissional como pessoal. Provavelmente irá ter que fazer alguns sacrifícios porque as formações para pessoas empregadas normalmente decorrem em horário pós-laboral ou sábados, mas são sacrifícios necessários para quem quer progredir e chegar mais longe.

No caso de estar à procura de uma qualificação profissional num determinado setor, ela pode ser fornecida por centros de formação especializados, sendo que em Portugal existem vários.

Alguns exemplos:

– CECOA – Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins – ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade – CINCORK – Centro de Formação Profissional da Indústria da Cortiça – CICCOPN – Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte – CENFIC – Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Sul

Em alternativa, pode optar por uma forma de aprendizagem geral no próprio local de trabalho, por exemplo, através de acompanhamento, aconselhamento ou coaching. A mentoria ou coaching pode beneficiar tanto o mentor quanto o mentorado. Por isso, além de procurar um mentor, lembre-se que pode também ser o mentor de um membro mais novo e menos experiente da equipa.

É um exercício realmente útil que faz você parar e pensar em processos e operações estabelecidos, o que, por sua vez, ajuda a desenvolver uma compreensão mais profunda das implicações e do impacto das suas ações. Em suma, fazer o papel de mentor pode abrir os seus olhos para novas oportunidades e melhorias que podem ser implementadas.

Quais os benefícios da formação contínua?

Ao longo deste artigo já fui referindo algumas das vantagens de apostar na formação, mas há muitas outras razões para se manter atualizado…

A sua confiança aumentará ao sentir que os seus colegas se apercebem dos seus conhecimentos e confiam nas suas ideias.

O seu perfil externo sairá beneficiado pela boa impressão interna gerada pelo seu conhecimento, e as recomendações boca-a-boca de colegas ou clientes podem levar a interesses externos, até mesmo ofertas de emprego.

As habilidades e conhecimentos adquiridos no processo de aprendizagem contínua são excelentes para o seu currículo, além de serem benéficos para o seu empregador e para os clientes.

Fará com que supere as expetativas dos clientes e das partes interessadas, oferecendo um serviço de alta qualidade que vai além do padrão da indústria, garantindo que você se mantém competitivo, relevante e empregável.

Até agora apenas falei dos benefícios para pessoas empregadas, conteúdo a formação contínua também é altamente benéfica para pessoas desempregadas. Aliás, é uma excelente forma de ocupar o tempo e permite que essas pessoas aumentem os seus conhecimento e competências de forma entrarem no mercado de trabalho o mais rapidamente possível. E a boa notícia, é que os desempregados têm à sua disposição formações remuneradas, o que lhes permite investir no seu futuro e ao mesmo tempo obter algum rendimento.

Solicitar, adquirir e compartilhar conhecimento deve ser um processo contínuo ao longo de sua vida, tanto para beneficiar a carreira como para se manter à frente do jogo.

 

Por: Carlos Vieira, Gestor de Conteúdos do site http://cursosformacaogratis.com 

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Aprender Magazine

Revista Pessoal

  • REVISTA PESSOAL – JULHO/ AGOSTO N.º 174

    Na economia digital e tecnológica da qual, obrigatoriamente, fazemos parte, e independentemente do tipo de funções e responsabilidades que desempenhamos, as chamadas soft skills – ou competências pessoais – constituem mecanismos fundamentais para melhorar o desempenho profissional em contexto de equipa e de mobilização para a ação, uma vez que falamos de competências que potenciam…

Sondagem/Quiz RH

Liderança e Amor terão alguma coisa em comum?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Colecção Find Out

RHtv