Formação & Desenvolvimento

QUER BRILHAR NUMA ENTREVISTA DE EMPREGO ?

Um entrevista de emprego é sempre um passo importante, a Adecco elaborou as 10 melhores dicas para que a sua entrevista de emprego seja um sucesso.

1 – Reveja o seu CV
O seu currículo destacou-o entre os candidatos, levando-o à entrevista. Então, reveja-o bem para estar preparado para falar sobre todos os aspetos de sua carreira, formação e interesses pessoais. Certifique-se de que pode falar através de sua experiência e competências e consegue mostrar porque são estas relevantes para a vaga em questão.

 2 – Pesquise a empresa
Quanto mais souber sobre seu potencial empregador, maiores serão as hipóteses de conseguir o emprego. Conheça a história da empresa, os principais concorrentes, o seu papel na comunidade, os objetivos e valores organizacionais. Consulte também as redes sociais da empresa, porque podem fornecer informações mais detalhadas do que o site. Descubra se esta foi mencionada recentemente nos media, inclusive em publicações especializadas na área em questão, e se há notícias atuais que possam afetar o setor.
Ter muita informação sobre o assunto irá melhorar a sua confiança, fornecendo-lhe perguntas e tópicos a discutir na altura.

3 – Mostre que pode agregar valor
Na entrevista precisa de demonstrar o que pode trazer para a empresa, com o intuito de contribuir para agregar valor. Use exemplos de STAR (situação, tarefa, ação, resultado) para ilustrar as suas conquistas anteriores e explicar como a sua experiência pode beneficiar a organização.

4 – Prepare respostas para perguntas baseadas em competências
Possivelmente, terá de demonstrar as suas competências com exemplos detalhados de como reagiu em determinadas situações.
Algumas das perguntas mais comuns da entrevista incluem:

  • Dê-me um exemplo de quando teve de convencer as pessoas de que a sua ideia era a melhor.
  • Dê-me um exemplo de quando sentiu que estava fora de sua zona de conforto. Como lidou com isso?
  • Pode falar-me sobre alguns riscos que tenha tomado na sua vida pessoal ou profissional?
  • Dê-me um exemplo de quando teve de trabalhar sob uma grande pressão. Qual foi o resultado?
  • Como prioriza sua carga de trabalho?

5 – Conheça seus pontos fortes
Entrevistas baseadas em pontos fortes têm como finalidade descobrir insights genuínos sobre as aptidões inatas dos candidatos. As perguntas numa entrevista deste género são abrangentes, uma vez que se destinam a avaliar os seus atributos pessoais. Os entrevistadores querem descobrir certos comportamentos, como a sua capacidade de trabalhar com os outros ou de resolver problemas.

6 – Prepare-se para fazer perguntas
Vão perguntar-lhe no final de uma entrevista se tem alguma dúvida. Esta é uma grande oportunidade para impressionar e, além disso, descobrir mais sobre a empresa. Portanto, é essencial que prepare perguntas perspicazes que mostrem ao recrutador que fez o trabalho de casa. Evite fazer questões que repitam o que já foi abordado durante a entrevista. Bons tópicos a serem explorados incluem a visão e os valores da empresa, as oportunidades de formação e desenvolvimento existentes e a história do entrevistador com a empresa.

7 – Espere o inesperado
Não se surpreenda se o entrevistador lhe fizer alguma  pergunta surpresa, pois geralmente é um bom reflexo da sua personalidade e da sua capacidade de pensar. Encare a situação como um desafio e pense sobre as coisas de forma metódica e confiante.
Demore o seu tempo a responder a perguntas inesperadas. Se necessário, repita a pergunta ao entrevistador para ter a certeza de que compreendeu, ganhando também tempo para formular a sua resposta.

8 – Cause uma boa primeira impressão
Quando se encontra com alguém presencialmente, mais de 90% de como é percecionado tem como base informações não-verbais, como a sua aparência e a sua linguagem corporal. Geralmente, uma impressão será formada no primeiro minuto da entrevista.
As roupas devem ser apropriadas para o trabalho ou organização, logo, vista-as de forma inteligente e sinta-se confortável.
Depois de ter sido convidado a sentar-se, sente-se direito e incline-se um pouco para mostrar interesse na conversa. É importante construir um relacionamento com o seu entrevistador, então, certifique-se de o olhar nos olhos durante a entrevista. Fale positivamente sobre resultados e benefícios e produtividade, para mostrar que está determinado a ter sucesso.

9 – Evite armadilhas comuns
Se não está familiarizado com o protocolo de entrevista pode dececionar-se. Aqui estão alguns erros básicos para evitar:

  • Má comunicação visual. Fique em pé, faça um bom contato visual e tenha uma escuta ativa. Certifique-se de que o seu aperto de mão é firme e seguro.
  • Má comunicação verbal. Responda às perguntas num tom claro e preciso. Leve o seu tempo para perceber que está a responder à pergunta certa. Se não tiver a certeza, é melhor pedir esclarecimentos antes de tentar adivinhar o que está a ser questionado. Evite jargões, gírias ou insinuações impróprias. O seu objetivo é vender-se, mas não deve ser agressivo.
  • Não fazer perguntas. Questionar mostra que está interessado no trabalho, a prestar atenção e preparado para a entrevista. Fazer as perguntas certas também irá ajudá-lo a decidir se o trabalho é o que está à procura e se realmente quer integrar a empresa.

10 – Se não se preparar, prepare-se para falhar
Pode parecer senso comum, mas precisa garantir que sabe:

  • Hora da entrevista;
  • Localização da entrevista e o caminho para chegar lá. Se possível, visite antes o local;
  • Nome e título da pessoa com quem se vai encontrar
  • Contacto telefónico.

Antes da entrevista, imprima um mapa do local e o caminho que irá fazer. Certifique-se de que o seu telefone está totalmente carregado e saia com alguma margem temporal para chegar ao seu destino. Finalmente, quando estiver no local, desligue o telefone ou mude para o modo silencioso.

Por: Adecco Portugal

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – setembro/outubro n.º 175

    O tema de capa da mais recente edição da revista Pessoal dá conta de uma trilogia de peso na gestão de pessoas: apps, gaming e data. As práticas de gestão de Recursos Humanos desenvolvem-se em contextos onde ferramentas como gamification, data analytics e people management apps podem ser usadas para reforçar e gerir as competências…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv