Medir e Certificar

Além de uma garantia, um reconhecimento

Desenvolver pessoas desafia-nos a considerar as causas-raíz da nossa motivação.

É necessário considerar as diferentes variáveis da motivação humana pois, na realidade, só apreendemos quando estamos predispostos a fazê-lo. Ninguém cresce pessoal ou profissionalmente se não quiser. Então como preparar o contexto de modo a favorecer o auto-conhecimento e a melhoria, individual e de grupo? Estas exigências são enormes quando trabalhamos recursos humanos e procuramos o seu máximo potencial.

Cada vez mais, as acções formativas “standard” são insuficientes, sobretudo quando isoladas no tempo. Precisamos de um novo olhar sobre esta temática.

Mais do que na formação, devemos pensar na dinamização interna como um fator crítico de sucesso para o desenvolvimento do capital humano das empresas. A partir dos objetivos traçados é importante desenhar um movimento motivacional, apoiando a implementação dos seus diversos momentos. Estes momentos devem ser fruto de novas ideias, que se constroem com o cliente para conseguir momentos marcantes e ‘inesperados’, sejam workshops no escuro, dinâmicas face-to-face com o cliente, troca de equipas inter-organizações ou sessões em ambiente outdoor.

A chancela da certificação profissional permite às empresas da nossa área apresentar soluções em conformidade com procedimentos e práticas que atestam um referencial de qualidade específico da área. Essa exigência apoia-nos a todos na melhoria contínua das nossas capacidades, competências e recursos pedagógicos.

Na Umanism Ativism a certificação permitiu-nos, de forma inequívoca, apresentarmo-nos ao mercado enquanto “team developers”, pois o nosso posicionamento é pedagógico, o verdadeiro objetivo é a aprendizagem através da motivação.

Tal como na formação, as nossas dinâmicas geram reflexão, promovem autoconhecimento e melhoram a proximidade e interação entre indivíduos. A experiência motivacional é uma condição necessária, mas não suficiente.

Dado o caráter diferenciador da nossa oferta, pelas diversas disciplinas que integramos – da consultoria à criatividade –e a distância do padrão comum das empresas formadoras, a certificação enquanto entidade formadora foi a “cereja no topo do bolo”. Esta representa aquilo pelo qual lutamos diariamente há mais de três anos: o reconhecimento de que as práticas motivacionais são promotoras do desenvolvimento comportamental.

Por outro lado, esta certificação traduz-se também em importantes vantagens para os clientes, que passam agora a ter acesso a projetos financiados por fundos públicos e beneficiam de isenção de IVA nos serviços de formação profissional.

Para nós esta é uma certificação com um significado especial pois prova como a motivação pode e deve ser pedagógica, considerada um elemento dinamizador dos resultados de uma empresa. É a prova de que a motivação do talento humano, a promoção do sentido de orgulho e de pertença é tão importante quanto uma técnica de atendimento de um colaborador de front office, aprendida na formação ‘tradicional’.


Maria João Gomes
Directora-Executiva da Umanism Ativism

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – janeiro/fevereiro n.º 177

    O mercado de trabalho, hoje em dia, é global, instável e acelerado, o que exige aos profissionais de todos os setores uma preocupação constante com o desenvolvimento das suas competências, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida. No contexto de revolução digital que atravessamos, os Recursos Humanos e a sua formação assumem-se, também, como…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv