Medir e Certificar

A certificação NP 4427 permite demonstrar o compromisso com a GRH

A revista Pessoal perguntou e Ricardo Lopes Ferro, diretor do Bureau Veritas Cerfication, respondeu:

O que é a NP 4427?

A NP 4427 segue a mesma metodologia de normas de gestão internacionais, tendo sido desenvolvida para responder à necessidade de existência de uma norma aplicável a Sistemas de Gestão de Recursos Humanos. A norma portuguesa, com um valor próprio, diferencia as empresas portuguesas face a outros países onde este tipo de instrumentos não exista ou era ignorado, por exemplo: quando um investidor estrangeiro analisa o nosso mercado, observa o quadro legislativo, administrativo, económico e social. Tendo em conta que a confiança é um dos elementos centrais de qualquer contrato, a certificação NP 4427 permite às organizações diferenciarem-se das demais, ao captarem a confiança dos investidores e clientes, através da garantia emitida pela Entidade Certificadora.

Quais os requisitos que as empresas deverão cumprir para obterem a certificação?

Os requisitos desta norma são aplicáveis a organizações que pretendam: estabelecer um Sistema de Gestão de Recursos Humanos abrangente a toda a organização; implementar, manter e melhorar de forma contínua um Sistema de Gestão de Recursos Humanos; assegurar o cumprimento da política de Recursos Humanos; obter a certificação do Sistema de Gestão de Recursos Humanos por uma organização externa acreditada.

Como é feita a medição para a sua atribuição?

A implementação de um Sistema de Recursos Humanos segundo este referencial, normalmente implica algumas mudanças processuais e organizacionais que provocaram alguns impactos, destacando: melhoria na adequação da distribuição dos Recursos Humanos (mobilidade); a possibilidade de atuar preventivamente em situações de menor desempenho, satisfação ou motivação; melhoria na comunicação intraempresa; harmonização dos objetivos individuais dos colaboradores com os objetivos da organização; dar oportunidade aos colaboradores de conhecerem o que os superiores hierárquicos esperam e pensam do seu desempenho, através do feedback contínuo; contribuir para a determinação da promoção e progressão nas carreiras.

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – janeiro/fevereiro n.º 177

    O mercado de trabalho, hoje em dia, é global, instável e acelerado, o que exige aos profissionais de todos os setores uma preocupação constante com o desenvolvimento das suas competências, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida. No contexto de revolução digital que atravessamos, os Recursos Humanos e a sua formação assumem-se, também, como…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv