Medir e Certificar

Foi publicada a nova ISO 9001:2015. Venha descobri-la!

Foi publicada, em setembro de 2015, a norma ISO 9001:2015 sobre Sistemas de Gestão da Qualidade substituindo assim a ISO 9001:2008.

O processo de revisão das normas ISO acontece a cada 5 anos com a finalidade de as mesmas se manterem atualizadas, adequadas e eficazes. A revisão da ISO 9001 iniciou-se em 2012 e passou por várias fases até à sua recente publicação.

Foi revista com base no Anexo SL, que estrutura a norma em 10 cláusulas, e que será aplicável a todas as Normas ISO, novas ou revistas. O objetivo é garantir o alinhamento entre todas as normas de sistemas de gestão.

Paralelamente à revisão da ISO 9001 foi também revista e publicada a ISO 9000 relativa aos termos e definições aplicáveis à família das normas ISO 9000. Ao dia de hoje, aguarda-se a publicação destas normas em português.

A ISO 9001:2015 apresenta um conjunto de alterações que podem ter um impacto diferente nas organizações e o grau de alteração necessário vai depender do nível de eficácia e de maturidade do seu atual sistema de gestão da qualidade.

Esta é uma norma menos prescritiva em relação à anterior, centrando-se sobre o desempenho e não tanto em requisitos ao nível da documentação. Combina a abordagem por processos com o pensamento baseado no risco e aplicando o ciclo PDCA (Plan-Do-Chek-Act) a todos os níveis da organização.

De forma resumida, as principais alterações são:

– maior facilidade na integração dos sistemas de gestão;
– melhor aplicabilidade aos serviços;
– maior envolvimento da gestão de topo;
– maior ênfase no contexto organizacional;
– compreensão das necessidades e expectativas das partes interessadas;
– adoção do conceito de pensamento baseado em risco;
– menos requisitos prescritivos ao nível da documentação;
– maior ênfase na obtenção de resultados esperados.

Relativamente à transição, e de acordo com informações da IAF (International Accreditation Forum) e da ISO (International Organization for Standardization), o prazo é de três anos contado a partir da data de publicação da norma internacional, ou seja de setembro de 2015 a setembro de 2018.

As certificações segundo a ISO 9001:2008 deixam de ser válidas a partir de setembro de 2018. A partir de março de 2017 deixam de ser aceites novas certificações segundo a ISO 9001:2008.

Fonte: www.iso.ch e www.iaf.nu

Isabel Falé Pereira
Auditora de Sistemas de Gestão da Qualidade IRCA da Bureau Veritas Certification

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – novembro/dezembro n.º 176

    Como já vem sendo hábito, a última revista Pessoal do ano é especialmente dedicada aos gestores e aos líderes que têm como prioridade máxima o seu recurso mais valioso: as pessoas. Atualmente, a maior parte das organizações estão preparadas para antecipar as mudanças que ocorrem no mercado de trabalho, mas estas acontecem a uma velocidade…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv