4
Opinião online, Outplacement e Internacionalização

A era de networks e megacidades

Esta é a minha 2.ª estadia, por motivos profissionais, em Paris. E 3.ª em França, já que o meu contacto “profissional” com este país começou em outubro de 1993, com a vinda para a École Supérieure de Commerce de Poitiers, uma Business School Francesa, ao abrigo do Programa Erasmus, para o último ano da licenciatura em Gestão, iniciada no Instituto Superior de Economia e Gestão de Lisboa.

Sem fronteiras desde 1990, na AIESEC
Mas foi em meados do primeiro ano do curso de Gestão, que iniciei a minha carreira internacional, ao integrar a AIESEC Lisboa ISEG – Associação Internacional de Estudantes em Ciências Económicas e Empresariais. As atividades que realizei nessa Associação, como responsável de Comunicação para Portugal foram as mesmas que, anos mais tarde, desenvolvi na Johnson & Johnson nas reuniões dos Brand Teams, primeiro contribuindo como PM de Portugal e posteriormente como EMEA product manager para uma série de produtos de wound management. A viver e a trabalhar em Paris entre 2002 e 2006.

Empreendedor(ismo) em França e… trabalho em Madrid
Paris foi, então, em 2013, a escolha lógica para reiniciar a minha atividade, como empreendedor na área da Consultoria nas áreas de Marketing Internacional e Vendas de Dispositivos Médicos e Produtos Farmacêuticos. Abri a WINNING NETWORKS, SAS – Health care products.
Em França existem programas específicos de ajuda ao empreendedorismo e, através da Câmara de Comércio e Indústria de Paris, recebi apoio nas áreas da Formação, Administrativo-Legal e Comunicação para iniciar o projeto e, posteriormente, acompanhamento no seu desenvolvimento por um dos seus consultores.
E Paris – como seriam Londres, Amesterdão, Hamburgo ou Frankfurt – é uma das cidades europeias que aumentam a perceção do valor de atividades como a de Consultoria. A nível empresarial, para mim, foi o aproveitar dos contactos que já tinha estabelecido anos antes.
Integrado num dos projetos que estava a desenvolver com um cliente/produto israelita, que foi comprado pela Praxis Pharmaceutical, uma empresa farmacêutica espanhola, fui convidado para ser o seu marketing manager da divisão internacional. Atualmente, passo cerca de metade do meu tempo fora de França.

A reintegração em Paris teve início em… Tóquio – InterNations
Estamos numa era de networks e de megacidades. Para mim, as férias também são de cidade, muitas vezes na Ásia. Entre o meu último trabalho numa multinacional, como diretor-geral para Espanha e Portugal, e o projeto WINNING NETWORKS, regressei de férias à Ásia. Em Tóquio, o responsável pela InterNations, um “velho” quadro da indústria automóvel americana, aluga apartamentos a viajantes e apresentou-me a InterNations. Chegando a Paris, foi muito fácil construir a minha network de expatriados com interesses comuns. Para quem tem família e se expatria com ela, os momentos fora do horário de trabalho serão passados com os seus. Se não, a InterNations pode funcionar como a forma de integração em qualquer grande cidade do mundo.

Por: Luís Nunes, marketing manager da divisão internacional da Praxis Pharmaceutical

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Caderno Especial

  • Captura de ecrã 2017-08-11, às 12 Caderno Especial – junho 2017

    No Caderno Especial de julho, para além das habituais notícias sobre o Ensino Superior, dedicamos um painel de debate à temática “Formação de Adultos e Mercado de Trabalho”, onde colocamos algumas questões a várias universidades sobre o que tem sido feito no âmbito da dicotomia “Oferta Formativa e Empregabilidade”. A não perder também o artigo…

Revista Pessoal

  • Capa Pessoal Revista Pessoal – julho/agosto nº 168

    Na edição de julho/agosto da revista Pessoal, três temáticas ocupam o cerne do debate. No dossier dedicado à temática Wellness, analisamos a evolução do trabalho, que passou de uma base predominantemente de força física para a ação mental, exercida à secretária, ao volante ou na consola de uma máquina, e de que forma essa alteração despoletou…

Sondagem/Quiz RH

Liderança e Amor terão alguma coisa em comum?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Colecção Find Out

RHtv