Opinião online, Outplacement e Internacionalização

O desafio de informar

Viver fora do nosso país é, muitas vezes, sair da nossa zona de conforto, mas há locais onde nos sentimos mais em casa do que noutros. Angola é um deles. Não me foi difícil a adaptação a Luanda, apesar dos contratempos que enfrentamos num país novo que está ainda em construção. É mais o que temos em comum do que as diferenças. Antes de vir, conhecia os desafios da Angola. Mas não conhecia o seu povo que, desde o dia em que cheguei, me cativou pelo sorriso, pela resiliência, pela força. Um exemplo de energia.
Quase seis anos depois de chegar a Angola, tenho agora o privilégio de viver um momento histórico, de sucessão política exemplar, um novo ciclo, no qual os angolanos depositam a sua melhor energia, esperançosos num futuro melhor, num país que tem tudo para dar.
Como jornalista, vivo este momento com intensidade. Há uma mudança em curso, que inclui também a forma como a informação e, em especial, a comunicação social, encara este desafio. Mais do que nunca, os angolanos desejam estar informados sobre as decisões que os afetam, e isso aumenta a responsabilidade dos media e de quem neles trabalha.
Os investidores internacionais estão igualmente de olhos postos em Angola, nesta nova fase. Também para estes elementos, o papel dos media angolanos é mais importante do que nunca, pelo que, de novo, aumenta o grau de exigência (e a responsabilidade) da informação que produzem e divulgam.
Estes são, portanto, tempos desafiantes para os meios de comunicação social e os jornalistas. Afinal, todos os olhos estão postos, também, sobre eles.

Por: Ricardo David Lopes, diretor editorial do Grupo Media Rumo

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – janeiro/fevereiro n.º 177

    O mercado de trabalho, hoje em dia, é global, instável e acelerado, o que exige aos profissionais de todos os setores uma preocupação constante com o desenvolvimento das suas competências, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida. No contexto de revolução digital que atravessamos, os Recursos Humanos e a sua formação assumem-se, também, como…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv