Entrevistas, Outsourcing

Talentosophy: a filosofia de gestão de pessoas da Talenter™

Constituída em 1999, a Talenter™ é, presentemente, uma marca que representa e associa um universo de empresas nacionais, especializadas em soluções globais de gestão de talentos.
Para a empresa, as pessoas e o seu talento são o grande fator diferenciador, suscetível de promover o sucesso e a vantagem competitiva nas organizações.
Com essa premissa em mente, estivemos à conversa com Ricardo Pires, diretor comercial da Talenter™, que nos falou, também, dos novos projetos da empresa.

RHonline (RH): Que importância e impacto tem, na rentabilidade das organizações, a correta alocação dos diversos recursos internos?

Ricardo Pires (RP): Consideramos essa correta alocação como um fator crítico de sucesso na nossa organização. A experiência demonstra-nos que o cliente não se sente confortável com mudanças constantes nos interlocutores que fazem a sua gestão, por isso é fundamental ter junto dos nossos clientes as pessoas certas, devidamente motivadas e disponíveis. Acreditamos que as relações comerciais se baseiam na emoção e na confiança que os recursos internos conseguem passar para os clientes. Com a correta alocação dos mesmos, consegue-se exatamente isso, permitindo um estreitar de relações e consequentemente fazer up-selling e cross-selling, com importância vital na rentabilidade.

RH: De que forma os serviços de Outsourcing da Talenter apoiam os clientes nos mais diversos processos que compõem a sua gestão de pessoas?

RP: A chave do sucesso dos nossos serviços está na vontade de satisfazer não só as necessidades dos clientes, mas incrementar qualidade, propor melhorias e implementar soluções. É sobre este prisma de disponibilidade e vontade de demonstrar qualidade, que gerimos projetos de Outsourcing. Quando uma empresa entende externalizar um determinado serviço, não é por este ter menos importância no seu negócio, mas sim porque é necessário concentrar esforços naquilo que gera a base de sustentabilidade da sua organização. Os serviços de Outsourcing da Talenter permitem que os clientes se foquem nessa mesma sustentabilidade, confiando a gestão de determinados setores do seu negócio à Talenter. Apesar da marca Talenter já ter um peso importante no mercado, tentamos, nestes projetos, que a identidade do cliente seja integralmente salvaguardada, apoiando e garantindo que a formação inicial e contínua está perfeitamente enquadrada com a história e cultura da empresa cliente. Este enquadramento, mais adaptado à realidade do cliente, permite uma gestão de pessoas mais eficaz e garante o compromisso dos colaboradores com o projeto. Com caráter muito diferenciado e muito focados em objetivos, os serviços de Outsourcing que compõem o nosso portefólio vão desde a venda de bilhetes para eventos, limpeza e arrumação de quartos em hotéis de cinco estrelas, serviços de transporte de funcionários, até ao serviço de angariação de clientes com vista à abertura de contas bancárias.

5

6RH: Num mercado cada vez mais exigente, a aprendizagem constante é um fator de sucesso de carreiras?

RP: Num mundo em constante mudança, aprender será sempre um fator catalisador de sucesso na vida profissional. Ao longo das últimas duas décadas, a importância da formação foi sendo vincada e interiorizada praticamente por todas as organizações. Hoje, as empresas que dão oportunidade aos seus colaboradores de evoluírem e continuarem a aprender, estão na linha da frente para garantir a sua continuidade e sustentabilidade, através da inovação. Juntamente com as lideranças, que detêm um papel central, as áreas das empresas que gerem a formação têm uma importância fulcral na preservação e retenção dos talentos, motivando-os para que sejam eles os verdadeiros promotores das suas marcas.

RH: Foi nesse sentido e com esse propósito que criaram a Talenter™ Academy? Em que consiste este espaço e conceito?

RP: Após o ano de 2006 e durante os primeiros anos de afirmação da Talenter™ no setor da Hotelaria, fomos muitas vezes confrontados com um turnover excessivo, muitas vezes causado pela ausência de formação e preparação dos candidatos para funções tão exigentes como aquelas que havia para oferecer, na Hotelaria de cinco estrelas. Com a ajuda nos nossos clientes, fomos pioneiros na consciencialização do problema e na implementação de soluções, as quais passaram sempre pela formação em sala e posterior formação on-job. Passados dez anos, e com a observação do contínuo crescimento do setor no nosso país, entendemos ser a altura ideal para lançarmos este novo projeto. Nas antigas instalações da nossa sede, em Algés, recriámos um ambiente de hotel, perfeitamente adequado à formação de pessoal especializado em serviço de mesa e arrumação de quartos. Nasceu, assim, a primeira academia de Hotelaria em Portugal. Criada com o propósito de incrementar a qualidade dos recursos disponibilizados, a Talenter™ Academy é um pilar fundamental na fidelização dos atuais projetos e uma garantia de qualidade para os novos desafios do futuro.

7

8RH: Recentemente, a Talenter venceu na categoria “Empresa de Outsourcing” nos Prémios Excelência na Hotelaria de 2017. Como encaram esta distinção e de que forma ajuda a estruturar o futuro da empresa?

RP: A honra de termos sido distinguidos deveu-se, antes de mais, aos nossos colaboradores e aos nossos atuais clientes. Foi por sugestão de muitos deles que a Talenter™ foi uma das empresas nomeadas e foi também com os seus votos que conseguimos vencer na categoria de “Melhor empresa de Outsourcing 2017”. O facto desta distinção acontecer, justamente, no ano em que inaugurámos uma Academia especializada no setor, traz-nos uma responsabilidade acrescida, a qual aceitamos com a confiança e o orgulho de quem, nos últimos anos, se esforçou por fazer da procura de melhoria constante, o seu maior objetivo. O acentuado crescimento deste setor e a sua importância atual na economia, revelam que o caminho que traçámos há dez anos estava devidamente alinhado com o futuro. Continuamos focados em olhar o próximo futuro, com a qualidade e exigência que o mesmo, de certo, obrigará.

IMG-20170407-WA0009

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – novembro/dezembro n.º 176

    Como já vem sendo hábito, a última revista Pessoal do ano é especialmente dedicada aos gestores e aos líderes que têm como prioridade máxima o seu recurso mais valioso: as pessoas. Atualmente, a maior parte das organizações estão preparadas para antecipar as mudanças que ocorrem no mercado de trabalho, mas estas acontecem a uma velocidade…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv