Outsourcing, Tecnologias de Informação

As novas tendências de outsourcing e a importância do setor para a competitividade tecnológica das empresas

A constante inovação do setor das TIC tem aumentado a sua importância e valor em todos os setores de atividade, tendo um impacto poderoso na forma como as organizações se apresentam no mercado, com os seus produtos e serviços. A erupção das TIC contribuiu para as organizações terem de adaptar as suas estruturas às tendências que surgem diariamente.
As alterações que o mercado de trabalho tem observado ao longo dos últimos anos, no relacionamento empregador vs. colaborador, facilitaram a criação de empresas com know-how específico na entrega de diferentes serviços. Procuraram uma maior flexibilidade de contratação que lhes permitisse flexibilizar custos, gerir projetos e, ao mesmo tempo, continuar com elevado potencial humano e tecnológico. Desta forma, os mercados adaptam-se e tornam-se mais especializados na entrega, acompanhando as necessidades emergentes, com busca intensa de serviços que permitam às organizações manterem-se como players importantes nos distintos setores de atividade.
Tudo isto contribui para um olhar diferente sobre a temática do outsourcing. O valor que lhe concedemos mudou! As expectativas e exigências mudaram! É visto como um serviço que nos permite alcançar objetivos, descentralizar tarefas, flexibilizar custos e contar com profissionais experientes que acompanham as tendências atuais e futuras, em vários setores, mas principalmente no tecnológico, garantindo que a oferta é de qualidade e atual.
O setor das TIC potenciou mudanças nos próprios indivíduos, tanto a nível pessoal como profissional, tornando-os mais exigentes na vida pessoal e organizacional, procurando soluções que correspondam às suas necessidades diárias. As próprias organizações, ao descentralizarem os serviços, contribuem para que os seus colaboradores queiram a sua independência no acesso facilitado à informação, através de ferramentas tecnológicas que lhes permitem contactar com a empresa através de um simples link ou app.
Definitivamente, o outsourcing veio para ficar! As perspetivas apontam para o seu contínuo crescimento, fornecendo às empresas as competências especializadas, ajudando-as a poupar tempo, esforço, desafiando-as para a aposta no seu core business, e auxiliando-as a manterem-se atualizadas face à era tecnológica.

rita-mourinha_2Por: Rita Mourinha, responsável comercial da Seresco Portugal

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – janeiro/fevereiro n.º 177

    O mercado de trabalho, hoje em dia, é global, instável e acelerado, o que exige aos profissionais de todos os setores uma preocupação constante com o desenvolvimento das suas competências, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida. No contexto de revolução digital que atravessamos, os Recursos Humanos e a sua formação assumem-se, também, como…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv