Outsourcing

Vantagens do outsourcing para a Gestão de Pessoas

Originalmente, o outsourcing tendia a limitar-se à mera subcontratação de serviços em setores de atividade de baixo valor acrescentado, como os setores da segurança e da limpeza, por exemplo. No entanto, as empresas começaram a criar oportunidades de outsourcing de atividades, funções e processos com cada vez mais especialização dos seus intervenientes: sistemas informáticos, atividades financeiras, payroll, recrutamento, etc.
A Minimal, embora possa fornecer outros tipos de outsourcing, como, por exemplo, de TI – incluindo desenvolvimento de aplicações, contabilidade e/ou gestão do património –, tem no outsourcing das funções de gestão dos Recursos Humanos os serviços mais procurados. Em particular, no que respeita à gestão administrativa dos Recursos Humanos, que inclui o processamento de salários.
Na conjuntura atual, são inúmeras as oportunidades de outsourcing. O que pode levar a perguntar: é então possível a existência de uma organização com tudo em outsourcing, sem empregados?
Quando se fala de outsourcing, fala-se da externalização de processos/funções que não sejam do core do negócio, que não sejam aqueles que dão a notoriedade e fazem a diferenciação da organização face ao mercado. Esses têm de ser tratados dentro da organização. Uma das vantagens do outsourcing é mesmo permitir que o foco da atenção se concentre nesses processos/funções core que têm de prosseguir internamente.
A terceirização de serviços ou processos, como no caso do nosso outsourcing, exige da empresa que presta o serviço, a contratação de recursos adequados para o desempenho das funções em causa. Como em todas as áreas de atividade, atrair, selecionar e reter os profissionais adequados torna-se um desafio. O foco deve manter-se na gestão por competências, de forma a poder gerir as pessoas com clareza e critérios objetivos.
Um colaborador afeto a um projeto de outsourcing estabelece uma relação pessoal como que dual. Embora o compromisso laboral seja obviamente com a entidade patronal, é inevitável que se estabeleça um compromisso (um pouco afetivo inclusive) com o cliente, já que o conceito de confiança se torna um fator chave para o sucesso dos projetos. São essenciais a flexibilidade e a interatividade no relacionamento entre cliente e fornecedor e é essa a ideia que o responsável de equipa tem de transmitir a todos os colaboradores.
Além do mais, no nosso caso em concreto, com a nossa solução, a questão de eventual perda de controlo no acesso à informação não se coloca. A “Nuvem” (Cloud Computing) faz toda a diferença: os nossos clientes, ao recorrerem ao nosso outsourcing, não perdem nunca o acesso aos seus dados. Quem estiver autorizado pode aceder aos dados a qualquer momento e a partir de qualquer lugar.

Por: Cristiana Santiago, outsourcing manager da Minimal

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – novembro/dezembro n.º 176

    Como já vem sendo hábito, a última revista Pessoal do ano é especialmente dedicada aos gestores e aos líderes que têm como prioridade máxima o seu recurso mais valioso: as pessoas. Atualmente, a maior parte das organizações estão preparadas para antecipar as mudanças que ocorrem no mercado de trabalho, mas estas acontecem a uma velocidade…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv