Recrutamento & Seleção

YoungWeb marca inovação no recrutamento com YoungIdeas

O projecto YoungIdeas surgiu da necessidade da YoungWeb, agência digital do grupo YoungNetwork, encontrar novos talentos para a sua equipa. Não querendo enveredar pelo método de recrutamento tradicional, a YoungWeb propôs ao Projecto Manhattan, uma comunidade global de serviços de criatividade, lançar um concurso de ideias – através da plataforma Idea Hunting. Neste concurso, a agência além de pagar um preço pelas boas ideias, os autores das melhores propostas seriam convidados a participar no processo de recrutamento, para as funções de web strategist e webdesigner.

Apesar de sair um pouco do âmbito de actuação do IdeaHunting, onde marcas e empresas lançam desafios criativos e obtém ideias junto de uma rede mundial de profissionais da criatividade sem a vertente de recrutamento, a nossa proposta foi imediatamente aceite pelos responsáveis da plataforma.

A ideia de criar um conceito de comunicação “A YoungWeb anda à caça de cérebros sexy” e de utilizar uma plataforma de crowdsourcing, marca uma inovação no método de recrutamento. Através de uma estratégia de comunicação digital, colocámos as novas tecnologias ao serviço do recrutamento, o que se traduziu no desenvolvimento de campanhas de SEM (Search Engine Marketing), com a colocação de anúncios de Facebook sob a forma de teaser “Cérebros Sexy”, e de banners colocados no website da agência e do blog do Fundo da Comunicação. Estes suportes remetiam para uma Tab de Facebook dentro da página da YoungWeb, onde constava a génese do conceito criado para o concurso, “Neste Casting, Escultural é o teu Cérebro.”

Os dois desafios lançados: o “YoungWeb Helps to Exercise The Right Side of Your Brain” para encontrar um Web Strategist e o “YoungWeb Movement”, dirigido a Webdesigners, tiveram comportamentos de adesão bastante diferentes. Recebemos boas e más propostas, respostas completamente ao lado, e outras de fazer parar o trânsito. Mas como em tudo na vida, não basta ser bonito, tem que haver conteúdo. Por isso, convidámos os cérebros mais esculturais a defenderem presencialmente os seus projectos. O processo de recrutamento foi fácil de concluir, uma vez que as pessoas já vinham com parte das provas dadas.

Cumprimos o objectivo ao recrutar dois novos cérebros sexy com ideias que vão fazer mexer um mercado em franca ebulição! O balanço desta iniciativa é muito positivo. Além de termos pago por boas ideias que estão a ser implementadas por quem as teve, o projecto YoungIdeas e divulgação do mesmo, contribuiu para um aumento de notoriedade da YoungWeb.

Não há modelos perfeitos de recrutamento. Comparando os resultados obtidos com o projecto YoungIdeas com os normalmente retirados do método tradicional de colocação de anúncio e entrevista, podemos concluir que este novo método, apesar de mais demorado e trabalhoso, teve claras vantagens para ambas as partes.


Raquel Fortes
YoungWeb Director

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Aprender Magazine

Revista Pessoal

  • REVISTA PESSOAL – JULHO/ AGOSTO N.º 174

    Na economia digital e tecnológica da qual, obrigatoriamente, fazemos parte, e independentemente do tipo de funções e responsabilidades que desempenhamos, as chamadas soft skills – ou competências pessoais – constituem mecanismos fundamentais para melhorar o desempenho profissional em contexto de equipa e de mobilização para a ação, uma vez que falamos de competências que potenciam…

Sondagem/Quiz RH

Liderança e Amor terão alguma coisa em comum?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Colecção Find Out

RHtv