Recrutamento & Seleção

Soft Skills, gerador inequívoco de resultados e sucesso para empresas e particulares

O perfil pessoal de cada indivíduo é desde sempre um factor importante para o bom desempenho dos mais diversos papéis vividos socialmente. Tanto a título privado, como na vida laboral, as Soft skills são “agentes” fundamentais que definem cada um de nós. Estas poderão ser entendidas como um conceito sociológico que caracteriza o indivíduo, bem como o seu nível de inteligência emocional. Estes são atributos que catalizam e aumentam a interacção, o desempenho no trabalho e melhoram as perspectivas de carreira.

Mais concretamente, as Soft Skills são um complemento às Hard Skills, competências de teor técnico. O seu desenvolvimento em equilíbrio com as competências técnicas permite um ganho de flexibilidade e capacidade de adaptação, levando a uma melhor comunicação, colaboração, liderança e gestão, bem como, a uma optimização de serviços.

As Soft Skills englobam características pessoais que influenciam de forma objectiva os resultados e a produtividade das organizações. As capacidades sociais e de comunicação dos colaboradores, o optimismo, a empatia e a autoconfiança, mas também a ética e a criatividade, são apenas algumas destas características.

Apesar da sua importância, o desenvolvimento das Soft Skills não é, habitualmente, um foco no percurso académico dos profissionais. Desta forma, as empresas reconhecem através da formação em Soft Skills, a importância do desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores.

Com base nesta informação, e no profundo conhecimento da realidade empresarial portuguesa, é fundamental uma aposta do mercado em formação nesta área de Soft Skills. Hoje em dia há empresas com ofertas sólidas, objectivas e capazes de responder plenamente às necessidades dos clientes, apresentando soluções adequadas a toda e qualquer organização. Este tipo de oferta é cada vez mais completo, englobando áreas que vão desde o Desenvolvimento Pessoal, a Gestão de Equipas, passando pelas Vendas, Logística, Gestão de Recursos Humanos, Segurança e Saúde no Trabalho, bem como pela Eficácia Profissional.

Mesmo sabendo que cada organização possui determinadas características, e necessidades específicas, existem soluções perfeitamente implementáveis à medida de cada cliente, de forma a potenciar o crescimento e sucesso da sua organização.

Sendo as Soft Skills essenciais para o êxito e crescimento das pessoas, assim como das organizações, a aposta em formação nesta área deverá ser visto como um investimento 100% seguro, uma vez que a curto prazo, será gerador inequívoco de resultados e sucesso para Empresas e Particulares de todas as áreas de actividade.


Vanessa Cruz
Coordenadora da Área de Soft Skills & Competências Empresariais GALILEU

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – setembro/outubro n.º 175

    O tema de capa da mais recente edição da revista Pessoal dá conta de uma trilogia de peso na gestão de pessoas: apps, gaming e data. As práticas de gestão de Recursos Humanos desenvolvem-se em contextos onde ferramentas como gamification, data analytics e people management apps podem ser usadas para reforçar e gerir as competências…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv