Recrutamento & Seleção

Portal Trabalhadores Independentes

Trabalhadores Independentes é um novo recurso de divulgação de serviços na Internet para freelancers, profissionais liberais e microempresas que pretendem angariar trabalho e para empresas e particulares que procuram prestadores de serviços.

O portal cobre uma vasta gama de profissões organizadas em categorias, tendo cada uma delas uma página e um mapa de Portugal dedicados. Graças a um sistema de georreferenciação, cada profissional é apontado no seu mapa profissional, o que permite a quem visita o site encontrar um prestador de serviços o mais próximo possível de si.

A partir dos marcadores existentes nos mapas, os utilizadores do Trabalhadores Independentes têm acesso ao perfil de cada profissional, e nele podem encontrar informação curricular, exemplos de trabalhos feitos, fotos, vídeos, redes sociais, etc.

O contacto com os profissionais pode ser feito de forma individual ou a toda uma categoria profissional, através de um formulário de contacto particular ou de um sistema de ofertas de trabalho publicadas na página da profissão, enviadas por email e partilhadas através do Twitter.

O projeto nasceu da constatação de que, num momento de contração económica e escassez de recursos, é imperativo reduzir os custos associados ao trabalho através de uma racionalização de meios. Encurtar a distância entre o cliente e o prestador do serviço tem vantagens evidentes para ambas as partes, graças à redução de custos em deslocações e à maior rentabilidade do tempo. O facto de as novas tecnologias permitirem pôr em contacto direto os trabalhadores e os seus potenciais clientes, aumentando para os primeiros o mercado potencial e dando aos segundos uma mais clara visão da oferta e maiores hipóteses de escolha, esteve também na génese deste portal.

Além destas questões, a plataforma Trabalhadores Independentes pretende munir os profissionais de instrumentos que lhes permita adaptarem-se a um mercado em que a segurança e o sucesso dependerão tendencialmente mais da iniciativa individual e do mérito e em que cada vez mais será necessário encontrar trabalho em vez de emprego. A possibilidade de se dar a conhecer à comunidade através do seu currículo, da apresentação de trabalhos feitos, de apresentações em formato vídeo, das resposta às questões dos clientes, etc. permite que se estabeleçam relações de trabalho pautadas pela confiança.

Por último, o portal responde a uma lacuna na divulgação do trabalho freelance, que passa muitas vezes por sites de classificados, registo mais adaptado à venda ocasional de produtos e nem sempre muito dignificante enquanto forma de promover pessoas.

Prova do interesse que a ferramenta está a ter são as mais de 400 inscrições conseguidas até ao momento, que nos fazem acreditar que o objetivo de ter 5000 membros num prazo de dois anos vai ser alcançado e que a planeada expansão para outros países de expressão portuguesa será o caminho natural a seguir.

Pretendemos criar uma comunidade de profissionais confiantes na sua capacidade para alcançar o sucesso e cujo mérito seja justamente recompensado, pelo que, finda a fase de lançamento, no final de 2011, iremos iniciar uma forte divulgação da rede Trabalhadores Independentes junto do mercado de potenciais clientes.

Mais em http://www.trabalhadoresindependentes.com


António Feliciano

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – novembro/dezembro n.º 176

    Como já vem sendo hábito, a última revista Pessoal do ano é especialmente dedicada aos gestores e aos líderes que têm como prioridade máxima o seu recurso mais valioso: as pessoas. Atualmente, a maior parte das organizações estão preparadas para antecipar as mudanças que ocorrem no mercado de trabalho, mas estas acontecem a uma velocidade…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv