Recrutamento & Seleção

Mr. Refs: Emprego a uma referência de distância

Mr. Refs é uma plataforma de referências, baseada em crowdhunting. Referenciam-se pessoas para oportunidades de emprego anunciadas por empresas inscritas, havendo, no final – e em caso de contratação –, uma recompensa financeira para os referenciadores. Marco Gomes, fundador do projeto, garante que a plataforma irá revolucionar o modo de recrutar.


Pessoal (P): Como surgiu a ideia do projeto?

Marco Gomes (MG): A primeira pergunta que se faz ao iniciar um recrutamento é quem conhece da sua rede de contactos para sugerir para a posição em aberto. A referência é um atalho conhecido nos processos de seleção, por trazer candidatos já filtrados por aqueles que os conhecem, representando uma boa parte das contratações feitas. Com isso em mente, procuramos ampliar a rede de contactos das empresas, permitindo que qualquer pessoa referencie bons candidatos para as oportunidades de emprego disponíveis no Mr. Refs. E é exatamente o poder da referência a fórmula de sucesso para a obtenção de bons candidatos com a eficiência desejada e a custos muito menores.

 

P: E como poderá o Mr. Refs “revolucionar o recrutamento” (como se reivindica no site)?

MG: A grande revolução dá-se pelo poder da colaboração. A Internet está a mudar, muito por democratizar a influência que as pessoas podem ter em processos antes fechados. Com o Mr. Refs, as empresas poderão colocar as suas oportunidades gratuitamente, pagando apenas caso contratem, após o que escolherão o valor, a partir de 500 euros. Nada mais justo do que recompensar as referências que se tornarem contratações.

 

P: Tem havido adesão por parte de empresas e dos chamados “refers” ou referenciadores?

MG: Sim e tem sido fantástico! Começámos com mais de 100 oportunidades de grandes empresas, que, pela aposta inicial, beneficiarão de condições epeciais. Leroy Merlin, L´Oréal, Fidelidade, Sovena, Glintt, Decathlon, Phillip Morris, BNP Paribas são algumas das empresas que acreditaram em nós desde o começo. E temos tido uma boa entrada de novos parceiros também. Quanto aos utilizadores ou “refers”, são cerca de 13 mil, com um índice de atividade acima da média para plataformas online e milhares de referências feitas. São muitos os chamados para entrevistas e alguns, inclusive, já começaram a trabalhar nos seus novos empregos.

 

P: Está prevista para breve a internacionalização do conceito?

MG: Primeiro queremos consolidar-nos no mercado português e finalizar o período em testes beta da plataforma, mas a expansão geográfica é importante para o nosso crescimento, seja nos países lusófonos ou noutros países europeus. O nosso futuro pode passar por outras geografias, mas manteremos sempre o espírito de startup portuguesa.

 

A experiência do utilizador Mr. Refs:

A primeira vez que visitei o Mr. Refs, vi um anúncio que tive a certeza ser a cara de uma grande amiga. A experiência profissional dela não era a mais provável para o cargo em questão, mas a relação com a marca, tornava-a a candidata perfeita! Nesse mesmo dia referenciei-a e adicionei o motivo à minha referência, num texto que contava tudo aquilo que ela é, bem para além da experiência profissional. O resultado? A minha amiga encontrou o emprego de sonho e eu ganhei dinheiro para as férias!

Cláudia Batista

 

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – novembro/dezembro n.º 176

    Como já vem sendo hábito, a última revista Pessoal do ano é especialmente dedicada aos gestores e aos líderes que têm como prioridade máxima o seu recurso mais valioso: as pessoas. Atualmente, a maior parte das organizações estão preparadas para antecipar as mudanças que ocorrem no mercado de trabalho, mas estas acontecem a uma velocidade…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv