Responsabilidade Social e Ambiental

Sovena: uma gestão socialmente responsável

O Grupo Sovena, o segundo maior operador de azeite do mundo, assume o desenvolvimento de uma política integrada de responsabilidade social como um dos pilares da sua gestão. Quer isto dizer que a responsabilidade social deixou há muito de ser na Sovena uma preocupação limitada a um conjunto de ações dispersas e muitas vezes desgarradas, realizadas sempre com os melhores propósitos mas sem um fio condutor e sem uma avaliação coerente dos seus resultados.

Hoje, o Grupo Sovena, presente em Portugal, Espanha, EUA, Brasil, Angola, Tunísia e Marrocos mas com exportações para mais de 70 países, orgulha-se de envolver os seus mais de 1.100 colaboradores espalhados pelo mundo num programa de política de responsabilidade social que aborda as mais diversas áreas de atividade num quadro das melhores práticas conhecidas.

Bastará sublinhar que a produção de óleos e azeites de marcas tão conceituadas como Fula e Oliveira da Serra é feita no respeito pelas mais exigentes normas ambientais e que uma parte das receitas da comercialização desses produtos é canalizada para a satisfação de variadíssimas necessidades dos mais carenciados das comunidades onde a empresa marca presença.

Sem pretendermos ser exaustivos, importará destacar a atribuição de muitos donativos de produtos a instituições de crianças e idosos, aos Municípios e a diversas associações de solidariedade social. Para além de um programa de sensibilização para uma alimentação mais correta desenvolvido em escolas portugueses e espanholas, refira-se, a mero título de exemplo, o donativo anual, em Portugal, ao Banco Alimentar contra a Fome e, em Espanha, à Fundação “Gota de Leche”, permitindo aqui a oferta do pequeno-almoço a 50 crianças com dificuldades alimentares.

Líder também na “caça” ao carbono

Como se disse, também na área ambiental a aposta da Sovena é da máxima exigência e acompanha toda a fileira produtiva do olival à comercialização, passando pelo lagar, pelo engarrafamento e transportes dos seus óleos e azeites. Neste particular aspeto, merece realce o estudo realizado, em parceria com uma renomada entidade especializada independente, que já hoje permite ao Grupo apresentar um balanço líquido de carbono do seu negócio de azeite. Mais: tal estudo revela-nos que, num horizonte próximo (até 2014), esse balanço será ainda muito mais positivo, graças ao significativo aumento da capacidade da empresa para o sequestro biológico de dióxido de carbono (CO2). O que faz da Sovena um líder também na caça ao carbono e no combate às emissões de gases com efeito de estufa (GEE).

Para uma empresa que atinge esta performance ambiental, nem por isso deixam de ser significativos os esforços desenvolvidos em pequenas ações como a diferenciação seletiva dos lixos ou a reciclagem dos toners e tinteiros que permite à Sovena, através da doação desses produtos a uma empresa especializada, atribuir depois um valor monetário a duas instituições exemplares: a Liga Portuguesa contra a Sida e a Ajuda de Berço.

Uma grande importância é finalmente atribuída às múltiplas ações de voluntariado e de aprofundamento do espírito de equipa (teambuilding) desenvolvidas, de forma organizada, pelos colaboradores do Grupo. Ponto alto destas atividades é a intervenção realizada durante o Encontro de Quadros da empresa, que todos os anos escolhe uma instituição de solidariedade social carenciada para acolher melhorias nas suas instalações e equipamentos realizadas pelos próprios colaboradores da Sovena.

Este ano por exemplo foi escolhido o Centro Paroquial de Almada que integra um lar de idosos e um centro de dia para crianças. Foi ainda doado um donativo monetário a um Centro de Educação Especial da mesma zona, o “Externato Zazzo – AlmaSã”.

São pois estes pequenos gestos que também reforçam a gestão socialmente responsável do Grupo, mantendo bem vivos os valores da coesão e da solidariedade entre os seus colaboradores, ao mesmo tempo que cria laços estreitos com a comunidade envolvente, ou seja, com os seus stakeholders.


Carolina Cabral
Human Resources Manager do Grupo Sovena

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – novembro/dezembro n.º 176

    Como já vem sendo hábito, a última revista Pessoal do ano é especialmente dedicada aos gestores e aos líderes que têm como prioridade máxima o seu recurso mais valioso: as pessoas. Atualmente, a maior parte das organizações estão preparadas para antecipar as mudanças que ocorrem no mercado de trabalho, mas estas acontecem a uma velocidade…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv