Responsabilidade Social e Ambiental

Voluntariado é dar e receber

Celebrámos recentemente o Dia Global do Voluntariado 2011 Deutsche Post DHL. Tratou-se de uma iniciativa realizada pela primeira vez em todo o Mundo e que, em Portugal, contou com a participação direta de mais de 100 Membros da DHL Express em mais de uma dezena de ações desenvolvidas em todo o País.

É com grande satisfação e orgulho que assisto nos últimos anos a um crescente envolvimento das empresas em programas de Voluntariado Empresarial. Estas são cada vez mais numerosas, ativas e participativas. Estou certo que há uma clara mudança de mentalidades, tanto dos quadros de Direção como dos seus Membros, mas há ainda muito espaço para crescer, para fazer ainda mais, cada vez melhor e com mais potencial humano.

Noto que as empresas portuguesas aderiram ao Voluntariado sem constrangimentos e estão já recetivas a iniciativas de grande envergadura, organizadas tanto por ONG’s como outras entidades de solidariedade social. Criam sinergias com outras empresas parceiras e por vezes até concorrentes, para conseguirem abraçar projetos de voluntariado de grande impacto. É um facto realmente muito positivo e louvável, com o qual nos congratulamos todos.

Na DHL enaltecemos a máxima “voluntariado é dar e receber”, pois acreditamos que ganham as pessoas visadas, as instituições beneficiadas, os voluntários envolvidos e as entidades organizadoras, incluindo as empresas. Estas ganham, porque promove o bom ambiente interno das empresas, ajuda a harmonizar as relações de trabalho, deixando fluir a riqueza humana entre os colegas. Promove a aproximação e o respeito de uns pelos outros.

Sou de opinião que as empresas devem motivar cada vez mais os seus Membros a participarem neste tipo de ações, estimulando o voluntariado, incentivando-os a agir com sentido de missão. Acredito que todas as pessoas têm dentro de si o sentimento de dar e ajudar, que por vezes está “escondido” ou latente e que precisa de ser estimulado e potenciado. As empresas têm um papel importante neste estímulo, fornecendo conhecimentos que permitam quebrar ideias pré-concebidas sobre o voluntariado. Por vezes torna-se difícil levar os Membros a participar pela primeira vez, mas depois da experiência inicial ficam extremamente motivados para continuarem.

Na DHL, a nossa sensibilidade para as causas sociais e de solidariedade faz parte da nossa cultura. As metodologias de colaboração dos nossos Membros em ações de Voluntariado Empresarial, com vista à melhoria da qualidade de vida das Comunidades mais carenciadas e necessitadas, encontram-se definidas há vários anos.

Após uma ação de voluntariado, regressamos a casa mais felizes e com sensação de bem-estar pelo dever cumprido, partilhando a experiência do voluntariado com a nossa família e amigos. A nível pessoal, ficamos muito satisfeitos, mais realizados e extremamente orgulhosos. Podem ser pequenas ações aos olhos da comunidade em geral, mas são sempre ações gigantes para quem se envolve e se dedica.


Américo Fernandes
Diretor-Geral DHL Express Portugal

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Aprender Magazine

Revista Pessoal

  • REVISTA PESSOAL – MAIO/JUNHO N.º 173

    A edição de maio/junho da revista Pessoal aponta o foco para o tema da atualidade: Privacidade, Proteção de Dados e Cibersegurança. Todos os dias surgem novas ameaças online cujo objetivo principal consiste no roubo ou usurpação de dados de empresas ou simplesmente afetar a sua atividade normal. Os criminosos informáticos são cada vez mais criativos…

Sondagem/Quiz RH

Liderança e Amor terão alguma coisa em comum?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Colecção Find Out

RHtv