Responsabilidade Social e Ambiental

Career Move Day: um projeto para apoiar os profissionais portugueses

Como é reconhecido, estamos num contexto económico-empresarial difícil, no qual o desemprego atinge uma proporção crescente da população ativa mais qualificada. Na minha atividade profissional de consultor, deparo-me com as situações e perfis mais diversos: desde o diretor-geral ou financeiro, ex-empregado de uma qualquer multinacional que saiu de Portugal ou centralizou a gestão a nível ibérico (em Espanha), passando pelo profissional descontente que quer mudar de rumo em termos de empresa ou área de atuação, uma vez que o downsizing já está na agenda da sua companhia, até ao jovem recém-licenciado que, passado o período de estágio, foi dispensado, procurando agora construir um projeto de vida assente numa base profissional mais sólida. É um desperdício enorme de capital humano e de talento que, seguramente, todos lamentamos. As causas, sintomas e eventuais terapêuticas para este situação são complexas e, nas condições conjunturais do País, não existirão soluções mágicas imediatas para erradicar este flagelo. A um nível “macro”, haverá que potenciar a competitividade, atrair investimento e, assim, criar riqueza e emprego – algo que depende de uma agenda estratégica para Portugal e levará o seu tempo. Mas, estou convicto, um aspeto será crítico a um nível “micro”, individual: a consciência de cada profissional das suas opções em termos de desenvolvimento da carreira e das suas condições pessoais para o fazer.

A Stanton Chase Portugal, enquanto empresa de referência nas áreas do recrutamento de executivos e da gestão de talento, assume a sua responsabilidade social de apoiar a carreira dos profissionais portugueses. Tal pressupõe, na nossa ótica, potenciar o autoconhecimento de cada um sobre o seu talento, pontos fortes e fracos, track-record e experiência acumulada, capacidade de evolução e uma consciência ampla das especificidades atuais e oportunidades dos mercados de trabalho.

O Career Move Day, na linha do core business e competências da Stanton Chase, pretende apoiar a transição, desenvolvimento da carreira e reinserção no mercado de trabalho de quem tal necessite com especial urgência, realizando, com regularidade, entrevistas gratuitas de aconselhamento de carreira para profissionais atualmente desempregados.

Os seus objetivos são capacitar os profissionais que nos procuram em termos de o autoconhecimento do seu talento/ competências, oportunidades a explorar (seja a integração num outro projeto empresarial, a internacionalização/ expatriação ou o empreendedorismo) e como o fazer no futuro imediato – em termos de posicionamento, networking, marketing pessoal e novas competências a desenvolver através de formação complementar, entre outras.

No fundo, efetuar um aconselhamento de carreira objetivo e eficaz, que oriente as pessoas para uma visão de futuro, afastando eventuais tentações de angústia e resignação, nos contextos mais dramáticos.

Todos os profissionais interessados em poder beneficiar do aconselhamento dos consultores Stanton Chase, devem manifestar essa vontade, clarificando a sua situação e intenções. A seleção das candidaturas far-se-á com base em critérios de necessidade de apoio e de adequação da ajuda que pode ser dada.

Cada caso em que o nosso apoio seja positivo e decisivo, já será uma vitória de que nos poderemos orgulhar!


Carlos Sezões
Partner da Stanton Chase

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – janeiro/fevereiro n.º 177

    O mercado de trabalho, hoje em dia, é global, instável e acelerado, o que exige aos profissionais de todos os setores uma preocupação constante com o desenvolvimento das suas competências, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida. No contexto de revolução digital que atravessamos, os Recursos Humanos e a sua formação assumem-se, também, como…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv