Responsabilidade Social e Ambiental

Lojas Makro de Vila Nova de Gaia e Matosinhos angariam fundos para apoiar famílias que lutam contra o cancro

Nos últimos anos a Makro Portugal tem vindo a apostar de uma forma abrangente e concertada em ações de responsabilidade social, um dos focos estruturais do Grupo Metro, ao qual a empresa pertence.
O projeto “Partilhar Faz Bem” surge neste contexto e instalou-se nas lojas Makro de V.N.Gaia e Matosinhos com um único objetivo: ajudar as famílias que lutam contra o cancro. Os resultados foram surpreendentes e muito positivos, com dezenas de clientes e inclusivamente colaboradores das respetivas lojas a aderirem à causa e a contribuírem para angariar fundos para a Partilhar Vida, entidade responsável pelo Projeto.
No total, as duas lojas contaram com a participação de mais de 85 pessoas entre colaboradores e clientes, conseguindo-se um total de mais de 400€ angariados para a causa em questão.
A iniciativa contou assim com apoio da Makro, à Partilhar Vida (Associação Nacional de Apoio aos Doentes Oncológicos) e, por consequência ao Serviço de Pediatria do IPO de Lisboa. A iniciativa realizada no final de janeiro ficou marcada como um dos períodos mais solidários da empresa, onde foi possível adquirir objetos simbólicos para uma grande causa.
O total angariado pelos voluntários presentes nas lojas Makro destina-se à dinamização de iniciativas de apoio a todos aqueles que são afetados pelo cancro. Esta é uma luta exigente, que implica mais do que os cuidados médicos, sendo uma jornada dura para os familiares e amigos do doente. Deste modo, em primeiro lugar, os fundos reverterão para a substituição dos cadeirões/camas do serviço de pediatria do IPO, para o maior conforto das figuras parentais das crianças hospitalizadas.
Recentemente e pela altura do Natal, a empresa doou também 77 mil euros em brinquedos à Fenacerci. Tratou-se de um esforço que a Makro realizou, pois entendeu que a nível local era importante contribuir de alguma forma para um Natal mais generoso das crianças que se encontram a cargo das várias instituições.
A empresa escolheu a Fenacerci, pela sua vasta representação a nível nacional, uma vez que conta com 53 unidades espalhadas de Norte a Sul do país. A extensão da Fenacerci por todo o território nacional permitiu que um maior número de crianças que sofrem de condicionantes intelectuais tivessem acesso a brinquedos novos como presente. Neste caso específico a empresa grossista contou com o apoio extraordinário dos Transportes Florêncio e Silva (TFS), que levaram os brinquedos ao seu destino.
Estas iniciativas não surgem isoladas mas pertencem a uma linha comum de práticas de Responsabilidade Social, intrínsecas no ADN da Makro. É por esta razão que, para além de iniciativas como esta, a empresa desenvolve parcerias permanentes com instituições como o Banco Alimentar Contra a Fome, e ainda campanhas internas como “Os cêntimos que restam”.
Todas as lojas MAKRO colaboram permanentemente com o Banco Alimentar Contra a Fome, através das recolhas periódicas e da campanha “Papel por Alimentos”. Esta campanha tem como objetivo angariar papel (jornais, revistas, folhetos, etc.) para ser convertido em produtos alimentares. A campanha integra-se num ideal mais vasto de consciencialização para a importância do papel de cada pessoa na sociedade e para a possibilidade de recuperar e reutilizar objetos que parecem, à partida, não ter valor.
Há vários anos que a Makro desenvolve uma campanha interna, com uma enorme aderência por parte dos colaboradores, de nome “Os cêntimos que restam”. Esta materializa-se na doação mensal dos últimos cêntimos (até 0,99€) dos seus ordenados para uma causa maior, escolhida anualmente.
Atendendo à importância de celebrar datas festivas, a Makro realiza ainda anualmente uma campanha natalícia interna que tem como objetivo angariar brinquedos para as crianças de várias instituições de solidariedade social do país. Sob o lema “Há algo mais importante que o sorriso de uma criança?”, a campanha é promovida entre colaboradores e clientes. Por outro lado, este ano recebemos dezenas de participações no âmbito do concurso de Postais de Natal Solidários que promovemos a nível interno para os filhos dos colaboradores da Makro, que permitiram este Natal, a doação de um donativo à instituição CrescerSer. Com esta iniciativa, pretendemos apoiar todos os anos uma instituição diferente, de forma a conseguirmos abranger diversos tipos de instituições.
Também de forma continuada, a Makro mantem a sua ligação com o GRACE (Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial), que tem como missão refletir, promover e desenvolver a responsabilidade social corporativa em Portugal.
Mesmo perante esta enorme atividade no âmbito da Responsabilidade Social, a Makro procura continuamente novas formas alternativas de apoio.
É em conjunto com os seus parceiros e clientes, através destas e de outras iniciativas, que a empresa pode confirmar que “Partilhar Faz Bem” a quem beneficia destes pequenos gestos solidários.
Isabel Caeiro, Responsável de Comunicação da Makro Portugal.

Makro _Isabel Caeiro

 

 

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – janeiro/fevereiro n.º 177

    O mercado de trabalho, hoje em dia, é global, instável e acelerado, o que exige aos profissionais de todos os setores uma preocupação constante com o desenvolvimento das suas competências, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida. No contexto de revolução digital que atravessamos, os Recursos Humanos e a sua formação assumem-se, também, como…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv