Responsabilidade Social e Ambiental

Numa empresa, a Responsabilidade Social deve ser de todos

Ajudar a melhorar e a desenvolver a comunidade deve fazer parte de qualquer estratégia de negócio, pois é uma dimensão que reflete o ADN das pessoas e da organização, e desengane-se quem ainda acredita que os consumidores não o valorizam. A contribuição para o desenvolvimento de um futuro que respeite mais o ambiente, os colaboradores e a comunidade devia ser uma prioridade para todas as empresas atuais. A Responsabilidade Social é um dos pilares estratégicos que acreditamos, como agentes do setor e como cidadãos, que deva ser uma prática generalizada.
Acreditamos que, enquanto empresa, temos um papel importante a desempenhar e os colaboradores podem e devem promover a Responsabilidade Social junto das comunidades. De facto, são os colaboradores que, em contacto diário e direto com o público, acabam por ser os protagonistas desta missão de dar a cara pelos princípios da empresa.
Temos desempenhado diversas ações neste sentido e ficamos orgulhosos com os frutos e continuidade dos nossos projetos e da crescente participação dos nossos colaboradores. No combate ao desperdício alimentar, contamos com o seu apoio na distribuição de alimentos em perfeitas condições, provenientes da cantina da nossa sede, a famílias carenciadas, em colaboração com a Re-food. Por parte das lojas, são feitas doações alimentares às instituições sociais de cada região, o que permite maior proximidade às comunidades locais através da perceção das reais necessidades de cada localidade. Estas são práticas que têm permitido aproximar cada um dos colaboradores aos valores da empresa e à sua identidade.
O envolvimento dos colaboradores nas ações das empresas é crucial para o real sucesso e aprendizagem em cada projeto realizado. Trata-se de um trabalho construído no quotidiano através de um envolvimento concreto, transversal a todas as hierarquias, capaz de reforçar laços, empatia com a empresa, e de melhorar a capacidade de trabalhar em equipa, promovendo a resolução de desafios em conjunto. Ganha a comunidade, ganham as empresas, ganham a dobrar os clientes de todos os que entendam a importância deste envolvimento de cada membro constituinte da empresa e que, mais cedo ou mais tarde, assumam esta postura.
Os colaboradores não são meros espetadores, mas parte da ação das empresas, e por isso mesmo, no Lidl, no âmbito da campanha de solidariedade social de Natal, “Promoção do Bem”, foi-lhes atribuída a escolha das IPSS’s que serão beneficiadas com os resultados monetários obtidos nesta campanha. Os números alcançados com este projeto, no Natal de 2017, são reveladores da dimensão e importância desta decisão dos colaboradores, numa ação que contou com a contribuição de um quarto de milhão de clientes solidários, através de escolhas responsáveis. Em apenas quatro semanas, a “Promoção do Bem” teve como resultado a recolha de um valor superior a quatrocentos mil euros, correspondente a um aumento de 10% face ao valor recolhido em 2016, nesta mesma campanha.
Este resultado foi possível não só pelas escolhas dos nossos clientes, mas também pelo envolvimento positivo dos colaboradores que promoveram a campanha em loja e escolheram os seus beneficiados, permitindo-nos elevar a fasquia dos desafios que temos vindo a propor. O esforço de venda em loja resultou numa compensação à equipa que obteve o melhor resultado de recolha, por regional.
E há outros exemplos recentes de envolvimento dos colaboradores dignos de registo, como é o caso do “Desenho Imbatível”, desafio lançado aos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico das escolas nacionais para desenhar os alimentos base de uma alimentação saudável, de forma ilustrarem embalagens de produtos Lidl. Esta foi uma ideia de um colaborador, que submetida à Administração resultou numa valorização da sua proatividade, tornando-se uma das ações centrais de Responsabilidade Social da empresa.
Com a adoção de uma postura de envolvimento de todos, estamos certos que qualquer empresa seja capaz de alcançar com maior rapidez e eficácia o retorno pretendido. No Lidl prezamos pelo envolvimento dos colaboradores, com o desejo de que estes se sintam orgulhosos de pertencer a uma empresa que preza por lhes dar voz. Os colaboradores são um dos eixos fundamentais das nossas ações, pois consideramos que são eles o motor de sucesso, o rosto, o exemplo e o reflexo dos nossos valores da empresa. Haverá melhor retorno do que perceber que os projetos chegam a cada vez mais pessoas através do sentimento de pertença e identificação de todos com as ações da empresa?

2Por: Vanessa Romeu, diretora de comunicação corporativa do Lidl Portugal

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