Segurança Social

Responsabilidade social na Porto Business School

Fazer a diferença e mudar vidas são os propósitos da Porto Business School há 25 anos. Medimos o nosso próprio sucesso pelo impacto que exercemos em executivos, empresas, instituições e sobre a sociedade em geral. Esta proposta de valor pretende ser global e não apenas focada diretamente nas pessoas e organizações que passam pela Escola. Desta forma, a Porto Business School desenvolve durante todo o ano iniciativas de responsabilidade social, nas quais procura envolver os seus colaboradores e toda a sua comunidade, com o objectivo de despertar e desenvolver valores solidários e de procurar tornar os seus membros agentes ativos de mudança para uma sociedade e um mundo melhores.

As nossas iniciativas de responsabilidade social procuram ser inovadoras e capazes de envolver a comunidade, havendo também uma preocupação em estabelecer uma forte proximidade com a instituição de solidariedade que escolhemos ajudar. No Natal de 2012, a nossa escolha recaiu sobre o universo dos sonhos. Criamos um slogan para esta missão – "YOU CAN MAKE A DREAM COME TRUE!" e lançamos um repto à comunidade: “Já imaginou a felicidade que pode dar e receber ao realizar um sonho?”

Começámos por auscultar os sonhos de crianças e famílias muito carenciadas, apoiadas pelas Conferências Vicentinas (Sociedade de S. Vicente de Paulo) da Região Porto (a escolha desta instituição foi motivada pelo o trabalho de grande proximidade que estes voluntários desenvolvem com as famílias carenciadas, que a escola já conhecia). Depois de ouvidas as famílias, “trouxemos” os sonhos até à Porto Business School e acreditámos que, todos juntos, os conseguiríamos tornar realidade!

E os sonhos começaram a chegar, do mais terno e simples até ao mais complexo e delicado. Todos os sonhos foram expostos na receção da Escola e, com o objetivo de chegar a toda a comunidade, foi criada uma plataforma online onde todos os sonhos foram também publicados, tornando possível concretizar sonhos a partir de qualquer lugar!

Rapidamente começou a concretização dos sonhos e, à medida que se iam tornando realidade, eram assinalados com um carimbo inspirador e de agradecimento – “You made it!Thank you!”. Desde brinquedos, cabazes com bens alimentares e cobertores quentes, a tratamentos dentários, óculos, cadeiras de rodas, reparações em telhados e casas, e cirurgias para resolver questões muito graves e prementes, os sonhos que nos foram chegando mostraram-nos realidades que nos pareciam irreais e que nos alertaram para o facto de que, na maior parte das vezes, não damos o devido valor a tudo o que temos acesso. O que para muitos de nós é um dado adquirido, é um sonho para muitas destas famílias…

Foram concretizados quase duas centenas de sonhos e foi, sem dúvida, uma iniciativa que despertou consciências, emoções e valores. E, como o Natal deveria acontecer todos os dias, estamos neste momento a envolver a comunidade em mais uma iniciativa: ajudar a concretizar a construção de um novo lar residência para idosos carenciados da Casa Ozanam! Se quiserem participar, aqui fica o convite para nos seguirem nos nossos canais de comunicação habituais (site e facebook). Daremos novidades brevemente!


Paula Rodrigues
Serviço de Gestão de Pessoas da Porto Business School

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – novembro/dezembro n.º 176

    Como já vem sendo hábito, a última revista Pessoal do ano é especialmente dedicada aos gestores e aos líderes que têm como prioridade máxima o seu recurso mais valioso: as pessoas. Atualmente, a maior parte das organizações estão preparadas para antecipar as mudanças que ocorrem no mercado de trabalho, mas estas acontecem a uma velocidade…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv