1
SST & Healthcare

Três coisas que precisa de saber antes de usar a sauna, o banho turco ou o jacuzzi durante o verão

Durante o verão, muitas pessoas evitam tratamentos de spa como a sauna, o banho turco ou o jacuzzi. Quando a temperatura sobe, há uma ideia generalizada de que este tipo de terapias não são necessárias. No entanto, todos eles apresentam benefícios cientificamente provados que funcionam durante todo o ano.
A exposição regular a saunas e ao vapor de banhos turcos reduz a tensão arterial, relaxa os músculos, alivia o stress, elimina toxinas e purifica a pele. Além disso, também aumenta a resistência do corpo ao calor, algo ideal para o tempo quente.
Saiba o que tem de fazer para desfrutar destes tratamentos detox durante o verão:

1. Mantenha-se hidratado

Uma das coisas essenciais a ter em mente quando usa uma sauna ou banho turco é manter a hidratação. Quando o tempo aquece isto é ainda mais importante, já que é provável que perca o dobro da água através da transpiração. Embora os níveis de hidratação de cada pessoa variem, tente ingerir pelo menos 1,5 L de água antes, ao longo e depois da sessão de spa. Poderá inclusive beber água de coco, ou adicionar uma pitada de sal e mel, para repor os eletrólitos perdidos pelo suor.
Beber água é igualmente importante quando usa um jacuzzi. Os efeitos do exercício – aumento da circulação sanguínea e ritmo cardíaco – também são potenciados por uma banheira de água quente, o que significa que tem de aumentar e adaptar a sua ingestão de fluídos.

2. Passe o corpo por água, antes e depois

Tome sempre um duche antes de usar a sauna, o banho turco ou o jacuzzi. Se tiver aplicado protetor solar, certifique-se antes de que este saiu totalmente da pele para evitar que se acumule na água do jacuzzi, ou que derreta e evapore dentro da cabine da sauna. Se a sua pele estiver coberta de loções ou óleos isso também vai impedir as toxinas de serem expulsas pelos poros quando o sangue circula próximo da superfície da pele durante uma sauna ou um banho turco.
A imersão em água fria logo de seguida é a melhor forma de fechar os poros e enviar o sangue de volta aos órgãos vitais. Na Finlândia, as saunas estão muitas vezes situadas junto aos lagos – a oportunidade perfeita para dar um mergulho fresquinho durante o verão depois de uma limpeza profunda ao corpo.

3. Limite o tempo no spa

O tempo ideal para permanecer numa sauna, cabine de vapor ou jacuzzi ronda os 15 a 20 minutos. Use um temporizador e faça um intervalo para arrefecer, se necessário, tornando a entrar se quiser desfrutar de mais tempo. É importante esperar que o corpo deixe de transpirar antes de voltar a entrar. Se sentir algum tipo de enjoo ou tonturas, saia imediatamente das instalações. Um aumento do ritmo cardíaco em 30% é considerado normal, mas caso acelere significativamente é um sinal de que deve sair de imediato da sauna, cabine de vapor ou jacuzzi. Só deve permanecer enquanto se sentir bem.
Saunas, banhos turcos e jacuzzis são altamente benéficos para a sua saúde e beleza. Desfrute de todos da melhor forma com as nossas dicas e irá brilhar por dentro e por fora durante todo o verão.

Holmes Place Internacional

Artigo publicado em holmesplace.pt

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Caderno Especial

  • Captura de ecrã 2017-08-11, às 12 Caderno Especial – junho 2017

    No Caderno Especial de julho, para além das habituais notícias sobre o Ensino Superior, dedicamos um painel de debate à temática “Formação de Adultos e Mercado de Trabalho”, onde colocamos algumas questões a várias universidades sobre o que tem sido feito no âmbito da dicotomia “Oferta Formativa e Empregabilidade”. A não perder também o artigo…

Revista Pessoal

  • Capa Pessoal Revista Pessoal – julho/agosto nº 168

    Na edição de julho/agosto da revista Pessoal, três temáticas ocupam o cerne do debate. No dossier dedicado à temática Wellness, analisamos a evolução do trabalho, que passou de uma base predominantemente de força física para a ação mental, exercida à secretária, ao volante ou na consola de uma máquina, e de que forma essa alteração despoletou…

Sondagem/Quiz RH

Liderança e Amor terão alguma coisa em comum?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Colecção Find Out

RHtv