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SST & Healthcare

Quatro razões para não perder peso (e como contorná-las)

Se já tentou perder peso, sabe que não há atalhos – pelo menos não se quiser perdê-lo de vez. Come bem e faz exercício, mas os números na balança não passam do mesmo. Não se deixe desmoralizar – perceber por que a perda de peso é tão difícil pode ajudá-lo a deixar de se martirizar pelos retrocessos e mudar a sua atitude para combater esses quilinhos a mais.

1 – Alimenta-se bem durante o dia, mas ataca o frigorífico à noite

Acorda, faz exercício, desfruta de um pequeno-almoço e almoço saudáveis sem ter qualquer desejo por comida rápida… e depois cai a noite. O dia de trabalho terminou e a descontração toma conta de nós, levando-nos a ceder à tentação de comer um snack temporariamente reconfortante, mas que nos fará sentir culpados mais tarde. Comer muito perto da hora de deitar pode aumentar os níveis de açúcar e insulina no sangue, tornando mais difícil a queima de gordura. É uma armadilha comum e a única forma de escapar é treinar a mente para comer apenas para fins de nutrição, e não pelo sabor.
Como ultrapassar: Se vai comer algo que não está incluído no plano da dieta, aprecie com prazer uma pequena porção – por exemplo, um quadrado de chocolate, e depois recorra a algo mais nutritivo para saciar a fome pelo menos três horas antes de ir dormir.

2 – Está confiante na força de vontade

Se está dependente da sua força de vontade para o ajudar a perder peso, irá encontrar alguns obstáculos. Pode assistir a todos os vídeos motivacionais que quiser, comer de forma saudável durante semanas… e depois deliciar-se com uma pizza calórica e culpabilizar-se por um momento de falha na força de vontade.
Como ultrapassar: Ao invés de acumular energia negativa e o stress de repetir a si mesmo “não comas a pizza”, concentre-se no que pode comer. Tire o foco da “comida má” e pense noutro prazer – ler, ouvir música, nadar, yoga, ou mesmo uma caminhada podem ajudar a distrair a mente.

3 – Está em stress

Todos sabemos que o stress é mau para a saúde. Causa dores de cabeça, problemas digestivos, tensão muscular, insónias, depressão e ansiedade. Mas demasiado cortisol (a hormona do stress) também pode causar danos graves no metabolismo. Como? O cortisol dá indicação ao corpo de que deve reestabelecer os níveis de energia, aumentando o apetite e o desejo por alimentos salgados, doces e ricos em gordura para estimular o cérebro a produzir químicos que proporcionem prazer.
Como ultrapassar: Diminua os seus níveis de stress com exercício físico, sonos reparadores, meditação, mindfulness e tudo o mais que o faça feliz (exceto doces) – vai ver que será muito mais fácil perder peso sem todo esse cortisol descontrolado.

4 – A sua vida social e ambiente

Não pode controlar o que o rodeia. Colegas de trabalho que trazem bolinhos caseiros, almoços em restaurantes com menus ridiculamente tentadores, ou quando o seu melhor amigo lhe faz a irresistível oferta de um copo de vinho – é tão fácil ceder.
Como ultrapassar: Em casa, está em controlo total. Faça uma “limpeza” à despensa e livre-se de tudo o que o possa tentar, prepare um cantinho da casa para os exercícios diários e coloque uma taça de fruta fresca na sala de jantar. Se fizer tudo o que está ao seu alcance em casa para levar avante a perda de peso, talvez até possa vir a aceitar aquele copo de vinho tinto na casa do seu amigo.

Holmes Place Internacional

Artigo publicado em holmesplace.pt

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