3
SST & Healthcare

Três fantásticas bebidas pós-treino

Correu, pedalou, fez agachamentos, levantou pesos – treinou até ao limite. Agora é hora de reabastecer. Prepare a sua própria bebida desportiva fresca, natural e rica em nutrientes, para beber após o seu treino.
Repletas do que é bom e lhe faz bem, vão ajudá-lo a recuperar do esforço, e mais tarde diminuir a fome. Quer esteja a ganhar massa muscular ou a queimar gordura, há uma bebida saborosa e saciante adequada a cada tipo de exercício:

PARA GANHO MUSCULAR
A proteína é crucial para fortalecer os músculos e torná-los mais volumosos e mais resistentes após um treino de levantamento de pesos. Se combinar os alimentos certos, consegue garantir uma recuperação de qualidade. Opte por fontes naturais de proteína, como a manteiga de noz, cajus, iogurte grego (de preferência com pouco teor de gordura) e sementes de chia para um boost saciante e delicioso. O mais importante é o timing: certifique-se de que ingere o seu batido nas duas horas seguintes ao treino para potenciar a recuperação muscular. Habitualmente, a maioria das reservas de proteína do corpo já se esgotaram à hora de jantar, por isso preparar um smoothie nutritivo logo pela manhã, por exemplo, poderá ser das melhores formas de reabastecer.

Batido proteico caseiro de amendoim e chia (receita de Jamie Oliver)
1 banana
150 g de iogurte natural de soja
100 ml de leite sem lactose
1 colher de sopa de manteiga de amendoim
1 colher de sopa de sementes de chia
½ colher de sopa de canela

PARA PERDA DE PESO
Se está a tentar perder peso, o seu snack pós-treino poderá ser a refeição mais importante do dia. O truque é restabelecer os seus níveis de energia e hidratação sem abusar das calorias – tente limitar a refeição a um total de 300 calorias num mix de carboidratos e proteína. Já que os batidos prontos a beber contêm normalmente açúcares adicionados, aditivos e ingredientes desnecessários, fazer o seu próprio batido permite-lhe saber exatamente o que está a ingerir.
Opte por alimentos como a água de côco, rica em eletrólitos naturais ou os espinafres repletos de ferro, o ananás anti-inflamatório ou o gengibre que ajuda a digestão, todos estes permitem o reabastecimento ideal que não irá deixá-lo com fome.

Smoothie verde de baixas calorias (receita de Gimme Some Oven)
1 banana
Gengibre fresco e descascado a gosto
2 mãos cheias de espinafres baby frescos
1 chávena de pedaços de ananás congelado
½ chávena de água de coco
½ chávena de leite de amêndoa
1 colher de sopa de sementes de chia

PARA ENERGIZAR
Abasteça-se de vitaminas e minerais e depressa ficará como novo após o seu treino. Prepare um smoothie à base de espinafres, ricos em ferro e alimentos ricos em hidratos de carbono como a glicose, frutose e sacarose, (exemplo: as bananas) e iogurte que permitem adicionar uma dose de magnésio e cálcio à sua dieta. Outro superalimento a juntar aos seus batidos pós-treino é a spirulina, uma alga que potencia a sensação de bem-estar composta por 62% de proteína e uma série de vitaminas, minerais, ácidos gordos essenciais e antioxidantes. Experimente colocá-la no seu batido energético e estará como novo num instante.
A este smoothie de spirulina pode combinar, por exemplo, banana, mirtilos, espinafres, couve, sementes de chia, água de coco, proteína de cânhamo em pó.
Beber o smoothie certo vai deixá-lo confiante, na certeza de que o seu corpo acabou de consumir tudo o que precisava para se tornar mais forte. Quem sabe – sendo tão deliciosas quanto estas receitas de bebidas pós-treino – podem até incentivá-lo a ir mais vezes ao ginásio.

Smoothie de spirulina (receita de Deliciously Ella)
1 banana madura
1 chávena de mirtilos congelados
1 chávena de espinafres
1 chávena de couve
¾ de chávena de leite de amêndoa ou água de coco
1 colher de sopa de sementes de chia
1 colher de chá de proteína de cânhamo em pó
1 chávena de chá de spirulina
Opcional: 2 tâmaras para adoçar

Holmes Place Internacional

Artigo publicado em holmesplace.pt

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Caderno Especial

  • Captura de ecrã 2017-08-11, às 12 Caderno Especial – junho 2017

    No Caderno Especial de julho, para além das habituais notícias sobre o Ensino Superior, dedicamos um painel de debate à temática “Formação de Adultos e Mercado de Trabalho”, onde colocamos algumas questões a várias universidades sobre o que tem sido feito no âmbito da dicotomia “Oferta Formativa e Empregabilidade”. A não perder também o artigo…

Revista Pessoal

  • Capa Pessoal Revista Pessoal – julho/agosto nº 168

    Na edição de julho/agosto da revista Pessoal, três temáticas ocupam o cerne do debate. No dossier dedicado à temática Wellness, analisamos a evolução do trabalho, que passou de uma base predominantemente de força física para a ação mental, exercida à secretária, ao volante ou na consola de uma máquina, e de que forma essa alteração despoletou…

Sondagem/Quiz RH

Liderança e Amor terão alguma coisa em comum?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Colecção Find Out

RHtv