3
SST & Healthcare

Cinco dicas para acabar com a celulite da barriga

A celulite está associada a fatores hereditários e na sua génese está uma hormona chamada estrogénio. Esta hormona é muito produzida em períodos como a gravidez, amamentação, menstruação e pré-menopausa.

Tratamento:

  • Praticar atividade física e manter hábitos alimentares saudáveis;
  • Quanto mais tempo demorar a iniciar o tratamento, mais difícil é a sua recuperação e seu o combate;
  • Uma pessoa que faz exercícios regularmente tem menos tendência para ter celulite, desenvolvendo-a se tiver uma dieta desequilibrada, problemas hormonais e/ou se estiver geneticamente predisposta. (OMS, 2010).

1) EXERCÍCIO CARDIOVASCULAR
Os exercícios cardiovasculares são muito eficazes para acelerar a queima de gordura, seja abdominal ou celulite. Estes devem ser realizados três vezes por semana, entre 30 a 45 minutos, (caminhada, corrida, step, bicicleta e hidroginástica) para que possam ser solicitadas várias zonas do corpo.

2) EXERCÍCIO DE FORÇA
Os exercícios de força são bastantes eficientes para aumentar os músculos na região do abdómen. O aumento de massa muscular irá facilitar a queima de gordura, até mesmo em repouso, pois um corpo com mais músculo tem o metabolismo mais acelerado, facilitando o desenho abdominal.
Por ser um treino de fitness complexo recomenda-se o acompanhamento de um profissional para definir de forma individualizada o seu programa de exercícios de força com recurso a máquinas de pesos livres (musculação), três vezes por semana.

3) EXERCÍCIO EM GRUPO
Os exercícios em grupo são um excelente complemento: as aulas em circuito, total condicionamento e Body Pump garantem melhorias significativas no nosso perfil muscular e estético. Já o yoga, pilates, tai-chi e alongamentos melhoram a postura e os nossos estados mentais possibilitando sensações positivas e experiências divertidas. O stress é o maior inimigo!

4) DIETA ALIMENTAR
Ingerir bastante água é fundamental, corpos com pouca água têm um aumento considerado de toxinas no sangue e sob a pele e um mau funcionamento intestinal, o que aumenta a celulite. Um plano alimentar adequado também é essencial: existem alimentos que aumentam a celulite e, por isso, são proibidos para a barriga, tal como doces, gorduras, bebidas gaseificadas, bolos, folhados, cafeína e álcool.

5) OUTROS TRATAMENTOS
Existem vários tratamentos complementares ao combate à celulite na barriga, a drenagem linfática, por exemplo, é das mais eficientes. O sistema linfático é a rede de veias responsáveis por produzir e transportar a linfa, que funciona como defesa contra invasores do nosso organismo. Outros tratamentos como ultrassom, endermoterapia ou mesoterapia e a acupuntura são também bastante consensuais.

Por: Tiago Gonzalez Rodrigues, regional master trainer

Artigo publicado em holmesplace.pt

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Aprender Magazine

  • Captura de ecrã 2017-10-11, às 01.21.50 Aprender Magazine – Diretório de Empresas de Formação

    Considerando que o mundo profissional está, hoje em dia, em constante mudança, é fundamental que os recém-diplomados e profissionais de todos os setores desenvolvam continuamente as suas competências, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida. Num mundo global fortemente concorrencial…

Revista Pessoal

  • Capa Pessoal Revista Pessoal – julho/agosto nº 168

    LEIA AQUI Na edição de julho/agosto da revista Pessoal, três temáticas ocupam o cerne do debate. No dossier dedicado à temática Wellness, analisamos a evolução do trabalho, que passou de uma base predominantemente de força física para a ação mental, exercida à secretária, ao volante ou na consola de uma máquina, e de que forma essa…

Sondagem/Quiz RH

Liderança e Amor terão alguma coisa em comum?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Colecção Find Out

RHtv