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SST & Healthcare

Dieta para prevenção do cancro da mama

O cancro da mama é um tumor maligno de alta incidência e mortalidade com maior prevalência na mulher (apenas um em cada cem casos no homem). Em Portugal, verificam-se 4500 novos casos de cancro da mama por ano.
Atualmente, sabe-se que o excesso de peso e obesidade, o elevado aporte energético e a falta de exercício físico estão associados a um risco aumentado de desenvolver muitos tipos de cancro, incluindo o cancro da mama. Estima-se que 19% das mortes por cancro da mama sejam atribuídas a um aumento excessivo de peso e à inatividade física.
O cancro da mama é influenciado por inúmeros fatores, sendo que é possível agir de forma preventiva se:

  • Mantiver o peso adequado;
  • Fizer exercício físico regular;
  • Descansar – o sono e a qualidade do mesmo são fatores importantes;
  • Moderar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Evitar a exposição a químicos cancerígenos e a exposição à radiação;
  • Amamentar.

A DIETA ALIMENTAR

Verifica-se uma menor prevalência do cancro da mama na população dos países do sul da Europa comparativamente aos do norte, o que pode ser explicado pelas preferências alimentares, nomeadamente a dieta mediterrânica.
Diversos estudos atribuem aos seguintes alimentos uma associação ao cancro da mama:

  • Fontes de gordura saturada – manteiga, queijo gordo, carnes vermelhas e/ou processadas, bolos, banha de porco, entre outros;
  • Fontes de gordura hidrogenada – algumas gorduras utilizadas em frituras, biscoitos, produtos de pastelaria, margarinas, batatas fritas, fast food, entre outros;
  • Fontes de açucares simples – bolos, doces, bebidas açucaradas;
  • Bebidas alcoólicas.

No polo oposto, encontram-se os alimentos aos quais, devido às suas propriedades inerentes, são atribuídos efeitos positivos e preventivos:

  • Fontes de gordura monoinsaturada – azeite, óleo de frutos secos (amendoim, pistácio, etc.), abacate;
  • Fontes de gordura polinsaturada – salmão, atum, arenque, truta, cavala, nozes, colza, linhaça (e os seus óleos);
  • Fontes alimentares de vitamina D – peixe, ovos, flocos de trigo integral;
  • Fontes de agentes com poder antioxidante (ex.: zinco, vitamina A, C, E) – salmão, sardinha, atum, cavala, óleos de peixe, ovos, entre outros;
  • Fontes de ácido fólico (ou vitamina B9) – vegetais de cor verde-escura, cebola, alho, frutas de tom laranja/vermelho;
  • Incluir fruta e hortofrutícolas frescos na alimentação diária – cerca de cinco porções;
  • Incluir leguminosas na alimentação;
  • Preferir cereais integrais em vez das opções mais refinadas.

Assim, a adoção de um estilo de vida saudável pode desempenhar um papel preventivo no desenvolvimento desta doença oncológica, pelo que é aconselhado que:

  • Mantenha um peso adequado à altura;
  • Tenha uma alimentação adequada, tendo em atenção não só as quantidades como a qualidade dos alimentos escolhidos;
  • Pratique exercício físico regular – cerca de 30 minutos por dia;
  • Evite o tabaco e as bebidas alcoólicas;

No seguimento do dia da prevenção do cancro da mama, que em Portugal se celebra a 30 de outubro, lembramos que é aconselhado que todas as mulheres após os 45 anos, façam uma mamografia a cada dois anos.
Para qualquer dúvida sobre a dieta alimentar adequada para a prevenção e durante o tratamento oncológico, contacte um nutricionista.

Referências bibliográficas:
https://www.ligacontracancro.pt/
http://www.niehs.nih.gov/about/assets/docs/ibcercc_full_508.pdf
http://www.cancer.gov/types/breast/patient/breast-prevention-pdq#section/_12

Por: Joana Romão, nutricionista Holmes Place 5 de Outubro

Artigo publicado em holmesplace.pt

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