SST & Healthcare

Alcance o objetivo de se tornar uma pessoa mais ativa

Um dos maiores entraves a tornarmo-nos pessoas mais ativas é que existem muitas distrações na nossa vida, estamos sempre muito ocupados, o tempo é limitado e criamos hábitos que são muito difíceis de quebrar.
Portanto, o que podemos fazer para alcançar objetivos mais saudáveis e consequentemente melhorar a nossa saúde?
É aconselhável iniciar qualquer mudança com alterações pequenas e fáceis que possam caber sem dificuldades nas nossas vidas. Desta forma, a probabilidade de criar novos hábitos que tenham o potencial de perdurar é muito superior.
Não tente mudar muitas coisas ao mesmo tempo, pois certamente irá ficar desapontado. Quando tenta criar muitos hábitos saudáveis simultaneamente (por exemplo, eliminar o açúcar, fazer exercício físico todos os dias, etc.), está a reduzir drasticamente as suas hipóteses de se manter fiel aos mesmos.
Em vez disso, comece com algo pequeno e simples e implemente apenas um ou dois hábitos de cada vez. Devem ser tão simples que quase parecem ser demasiado fáceis.
Eis, por exemplo, algumas mudanças fáceis para aumentar o exercício físico no seu local de trabalho:

  • Utilize as escadas em vez do elevador, pode não acreditar mas subir escadas pode queimar mais calorias do que correr;
  • Caminhe até aos seus colegas em vez lhes enviar um email;
  • Estacione mais longe do escritório, saia numa estação de autocarro anterior à normal ou encontre um caminho mais longo para chegar ao trabalho;
  • Dê um passeio à hora do almoço, ou compre o almoço mais longe para que tenha que andar;
  • Tenha reuniões em pé em vez de se sentar numa sala;
  • Tente andar ou ficar em pé quando estiver ao telefone.

Para além disto, deverá criar metas realistas e específicas SMART (Specific = Específico; Measurable = Mensurável; Attainable = Atingível; Realistic = Realista; Timely = Temporal), como por exemplo, ir ao ginásio para um treino de 30 minutos duas vezes na próxima semana ou aumentar a sua contagem diária de passos para uns mil passos adicionais.
A motivação é outro fator muito importante. Vai precisar de motivação para ter a energia interna necessária para alcançar os seus objetivos.
Mas a motivação não é sempre constante e costuma diminuir, especialmente quando estamos stressados, cansados ou aborrecidos. Por esta razão, a responsabilização é uma ferramenta poderosa.
Essencialmente, a responsabilização fará com que se mantenha consistente e ajuda a ter de reportar a alguém (ou a si mesmo) o que tem feito (com sucesso ou sem sucesso), por exemplo, no que refere à sua dieta ou ao seu plano de treino.
Poderá criar um tipo de quadro ou gráfico que permita acompanhar os seus hábitos e ver como está a progredir em direção ao objetivo de melhorar a sua saúde.
Há uma série de tópicos que poderá monitorizar para perceber se está no caminho certo ou simplesmente para ter consciência dos seus padrões atuais (por exemplo, o consumo de água, a ingestão de calorias, ingestão ou não de refrigerantes, café, álcool, fast food, prática de exercício físico, etc.).
Também poderá acompanhar automaticamente a quantidade de passos que dá, usando um pedômetro, o seu telemóvel ou um chamado fitness tracker. Vai ficar surpreendido com a quantidade de passos a mais que pode dar se escolher ir pelas escadas em vez de elevador e se fizer uma caminhada de 25 minutos no horário de almoço ou depois do jantar.
Procure a companhia dos outros. O envolvimento social e a partilha de metas proporcionarão uma motivação maior do que encarar os novos hábitos sozinho.
A maioria das modalidades desportivas oferece oportunidades de sociabilidade, que servem de incentivo à participação contínua. Encontre a atividade física que lhe traz divertimento e alegria.
Em vez de fazer do exercício físico uma tarefa, faça o que o faz feliz. Deve encontrar algo divertido e isso irá motivá-lo a aparecer cada vez mais e a caminhar para uma vida mais saudável!

Por: Thordis Berger, chief medical officer Holmes Place Portugal

Artigo publicado em holmesplace.pt

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • REVISTA PESSOAL – JULHO/ AGOSTO N.º 174

    Na economia digital e tecnológica da qual, obrigatoriamente, fazemos parte, e independentemente do tipo de funções e responsabilidades que desempenhamos, as chamadas soft skills – ou competências pessoais – constituem mecanismos fundamentais para melhorar o desempenho profissional em contexto de equipa e de mobilização para a ação, uma vez que falamos de competências que potenciam…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv