SST & Healthcare

Benefícios do café para a saúde

O café é, atualmente, a bebida preparada mais consumida no mundo, sendo servidas cerca de 400 bilhões de chávenas por ano.
O tipo de café mais comum é o arábica, ocupando cerca de três quartos da produção mundial, seguido do robusta, que tem o dobro da cafeína contida no primeiro.
Os milhares de estudos desenvolvidos ao longo dos últimos anos em torno de uma das bebidas mais consumidas no mundo chegaram à mesma conclusão: o café faz bem à saúde. Desde que bebido com moderação, os benefícios do café são muitos e diversificados.

  • Numa investigação realizada na conceituada Escola de Medicina de Harvard, onde foram observadas mais de 193 000 pessoas, chegou-se à conclusão que quem bebia café de forma regular tinha um risco menor de vir a desenvolver diabetes (tipo 2), do que aquelas pessoas que não bebiam café. Mesmo as pessoas que bebem descafeinado têm uma maior probabilidade de desenvolver diabetes do que aquelas que bebem café normal.
  • Alguns estudos sugerem mesmo que o café pode contribuir para a diminuição do risco de doenças cardíacas. O American Journal of Clinical Nutrition contém um estudo que alerta para o facto de pessoas saudáveis com 65 anos ou mais, que bebiam quatro ou mais chávenas de café por dia tinham menos 53% de probabilidade de desenvolver uma doença cardíaca.
  • O café contém, também, compostos antioxidantes, que são responsáveis por atrasar o processo de envelhecimento e o aumento da esperança de vida.
  • Alguns estudos já foram mais longe e sugerem que o consumo regular e moderado de café pode diminuir o risco de vir a desenvolver doenças como litíase renal (pedra nos rins), cirrose, Parkinson, cancro no fígado, próstata e cólon.
  • Para além de ser um diurético natural, o café pode ser um aliado na luta contra o excesso de peso. Baixo em calorias, acelera o metabolismo o que, por sua vez, aumenta a utilização da gordura como energia.
  • O consumo diário e moderado de café pode ajudar a combater a depressão. Em muitos casos, tomar um café também pode ajudar a aliviar uma dor de cabeça, aumentar os níveis de concentração e a memória. Adicionalmente, já foi ligado à demência, onde o consumo de café reduz o risco de desenvolver esta doença psicológica.
  • Vários estudos apontam para o facto do consumo moderado desta bebida ser eficaz no controle da asma – basta saber que a maioria dos medicamentos existentes para o tratamento de asma contém elevadas doses de cafeína.
  • Curiosamente, o café tem ainda benefícios para os dentes, ou seja, o composto Trigonellina, que confere ao café o seu aroma e sabor amargo, tem propriedades antibacterianas e anti-adesivas que previnem contra a formação de cáries dentárias.
  • Tem uma ação descongestionante, sendo extremamente eficaz no combate às constipações.
  • A cafeína é um poderoso aliado no que toca à resistência e performance desportiva, quer seja um atleta de alta competição, quer seja um praticante regular de algum tipo de atividade física. Para além disso, o café pode reduzir as dores musculares que muitas vezes aparecem após o treino.

Por: Equipa de nutricionistas do Holmes Place

Artigo publicado em holmesplace.pt

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – setembro/outubro n.º 175

    O tema de capa da mais recente edição da revista Pessoal dá conta de uma trilogia de peso na gestão de pessoas: apps, gaming e data. As práticas de gestão de Recursos Humanos desenvolvem-se em contextos onde ferramentas como gamification, data analytics e people management apps podem ser usadas para reforçar e gerir as competências…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv