SST & Healthcare

Asma e exercício físico

A Asma é uma doença inflamatória crónica das vias aéreas. Nos indivíduos mais suscetíveis, a inflamação causa episódios frequentes de tosse, aperto no peito e dificuldades na respiração. Esta inflamação torna as vias aéreas sensíveis a estímulos como alergénios, irritantes químicos, fumo de tabaco, ar frio/quente, entre outros.

Asma, o que acontece?
Nesta patologia existe uma inflamação ou um inchaço das paredes internas dos brônquios. A inflamação faz com que os músculos que envolvem os brônquios tenham maior facilidade na sua contração, tornando-os muito sensíveis. Os brônquios, ao reagir a substâncias irritantes ou algo a que a pessoa é alérgica, tornam-se mais estreitos, o que faz com que o ar entre e saia dos pulmões com maior dificuldade. Consequentemente, na asma, expirar é mais difícil do que inspirar.

Os asmáticos devem praticar exercício físico?
As atividades físico-motoras são importantes para a saúde física e mental dos pacientes de todas as idades, mas o asmático sente-se, muitas vezes, menos capaz por falta de prática e não por incapacidade física.
A participação ativa e regular em programas de atividade física pode aumentar a tolerância ao exercício e a resistência, com menor desconforto. Com o exercício físico regular existe uma redução do broncoespasmo e uma melhor qualidade de vida.
Uma orientação adequada proporciona também inúmeros benefícios, entre os quais a melhoria da mecânica respiratória, prevenção e correção de alterações na postura, melhoria da condição física geral e prevenção de outras complicações a nível pulmonar.
Durante a prática de fitness é necessário ter alguns cuidados. É importante que a pessoa asmática traga sempre consigo a medicação broncodilatadora inalatória, no caso de alguma eventualidade.
O asmático deve ainda realizar um pequeno aquecimento, antes da parte fundamental do seu treino, e um retorno à calma no final, com, por exemplo, alguns alongamentos.
Assim, subentende-se que a prática regular de exercício físico proporciona não só um bem-estar físico e mental, como uma melhor qualidade de vida para o asmático.

Glossário:
• Brônquios – tubos que levam o ar aos pulmões.
• Broncoespasmo – dilatação das paredes e dos brônquios que impedem a passagem do ar até aos pulmões.
• Medicação broncodilatadora inalatória – bomba da asma ou outros medicamentos que inibam o broncoespamo.

Por: Joana Coroado, personal trainer no Holmes Place Algés

Artigo publicado em holmesplace.pt

Artigos Relacionados

Opinião Online

Find more about Weather in Lisboa, PO

Revista Pessoal

  • Revista Pessoal – novembro/dezembro n.º 176

    Como já vem sendo hábito, a última revista Pessoal do ano é especialmente dedicada aos gestores e aos líderes que têm como prioridade máxima o seu recurso mais valioso: as pessoas. Atualmente, a maior parte das organizações estão preparadas para antecipar as mudanças que ocorrem no mercado de trabalho, mas estas acontecem a uma velocidade…

Aprender Magazine

  • APRENDER MAGAZINE – DIRETÓRIO DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO / 2018

    LEIA AQUI O mercado de trabalho está a fervilhar com novas oportunidades, que não estão, ainda, a ser completamente exploradas. Com o crescimento económico que se tem vindo a constatar no panorama empresarial do nosso país, a procura de mão-de-obra qualificada tem aumentado significativamente. Em alguns setores – com maior destaque para as Tecnologias da…

Livros

RHtv